Home / Noticias 2008 / 08-100
 

Cidade histórica de Minas, Ouro Preto ganha novo parque

A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, acaba de inaugurar o parque Vale dos Contos.



Praça Tiradentes e Museu da Inconfidência fazem parte do conjunto arquitetônico da cidade histórica mineira

Os 360 mil metros quadrados do parque (tamanho equivalente a cinco campos de futebol) abrigam decks para descanso e piqueniques, anfiteatros, parquinho para as crianças e quadras poliesportivas. Entre as iniciativas tomadas para que pudesse ser aberto à visitação, o parque recebeu 3.000 mudas de árvores e o córrego que o corta passou por um processo de despoluição.
A iniciativa foi do Monumenta, um programa do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), do Ministério da Cultura, em

parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e apoio da Unesco.

Os visitantes encontrarão placas informativas com os nomes das árvores, das espécies das flores e a indicação dos monumentos que podem ser vistos a partir do mirante.

História

Em 1823, após a independência do Brasil, Ouro Preto --à época chamada de Imperial Cidade de Ouro Preto-- chegou a ser capital da então Província de Minas Gerais. Permaneceu assim durante 74 anos, até a inauguração da atual capital, Belo Horizonte.

Considerada uma das cidades históricas mais importantes do Brasil --devido, em grande parte, à conservação do seu conjunto urbano barroco--, o município foi o primeiro no Brasil a receber o título de patrimônio cultural da humanidade, pela Unesco, há 28 anos.

No próximo mês, a cidade vai abrigar o Festival de Inverno:
(www.festivaldeinverno.ufop.br/2008), cuja temática neste ano será "Aleijadinho -Talentos e Mitos do Brasil", em referência ao escultor mineiro que viveu em Ouro Preto entre 1738 e 1814. O festival acontece na cidade há mais de 40 anos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/noticias/ult338u415239.shtml