Home / Noticias 2008 / 08-119

 

O ser humano e a natureza entram em harmonia no Caparaó



Foto: Divulgação

Vitória - Começa nesta quinta-feira (24) o EcoBike 2008 - 14º Passeio Ciclístico Amar Caparaó, que consiste em quatro dias de esporte de aventura, agroturismo e atividades culturais na bela região do Caparaó, no Espírito Santo, dando a volta no parque. Entre uma pedalada e outra, os participantes vão poder participar de gincanas e assistir a apresentações de grupos folclóricos, vídeos e palestras. A hospedagem será nas pequenas propriedades rurais da região, dentro do projeto Cama & Café, uma parceria entre Sebrae/ES e Secretaria de Estado de Turismo.


Passando por municípios capixabas e mineiros (o parque fica na divisa entre os dois Estados), o percurso total é de 153.900 metros, com paradas para pernoite, café da manhã, almoço, jantar e atividades culturais. No último dia, haverá atividades pra todos os gostos: trilhas na mata (a pé ou de bicicleta), maratona, plantio de árvores e passeios guiados pelas cachoeiras.

Neste ano, a partida será dada no Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço. O ponto de largada do Ecobike é itinerante, para privilegiar, a cada ano, uma localidade diferente. Outra característica é que o circuito tem é invertido ano a ano: ora no sentido horário ora no sentido anti-horário. O objetivo é desenvolver o turismo no entorno do Parque do Caparaó, sem privilegiar o lado capixaba em detrimento da parte mineira.

Conhecer as belezas do Caparaó, praticar atividade física em contato com a natureza e tomar consciência, cada vez mais, da importância da conservação ambiental são as principais motivações para os participantes, que não precisam ser atletas profissionais.

O evento é realizado pela organização não-governamental Amar Caparaó, que desenvolve projetos de educação ambiental para crianças, e tem o apoio do Sebrae/ES.

Para se inscrever, as pessoas interessadas devem fazer um depósito de R$ 100,00 na conta da Amar Caparaó (Caixa Econômica Federal, agência 0557, conta corrente 003.231-7) ou pagar esse valor no próprio local do evento. O valor da inscrição não inclui hospedagem. Existem na região diversas propriedades que atendem no sistema de Cama & Café. Outra opção é a hospedagem em escolas e outros locais, disponibilizados pela organização Amar Caparaó. Contatos pelo telefone(28) 3551-1912 .

 

Fonte: http://www.gestour.com.br/webengine/servlet/Controller?
command=espiritosanto&modulo=noticias&id=40149