Home / Noticias 2008 / 08-78
 
Turismo evolui em Balneário Camboriú


Imagem Aérea do Balneário
Não é novidade que Balneário Camboriú, com suas nove praias, tem um dos recantos mais belos do litoral brasileiro. O que poucos sabem, é que várias atrações turísticas enriquecem a beleza natural da cidade, e que a cada ano surgem novos equipamentos deixando a “Capital Catarinense do Turismo” ainda mais bela e atrativa. Com a constante valorização que o setor recebe no município, o ano de 2007 não foi diferente, e novas opções surgiram agregando ainda mais valor à cidade, privilegiando seus moradores e consequentemente encantando todos os que nos visitam.
Uma das atrações que começaram a ser construídas no ano passado, e foram incorporadas aos pontos indispensáveis para visitação, foram as passarelas do Pontal Norte.

Com quase um quilômetro de extensão, a nova opção para os amantes dos passeios e das caminhadas foi feita com madeira de lei e potente iluminação que abriram um novo caminho e uma nova panorâmica da Praia Central de Balneário Camboriú. Agora já é possível chegar a praias de difícil acesso, com uma trilha ecológica urbanizada, que se relaciona e que respeita a mata atlântica preservada. O passeio é belíssimo e inesquecível.

Outra nova atração é o acesso ao Morro do Careca, que também recebeu infra-estrutura adequada aos praticantes do vôo com parapente. Até mesmo quem nunca voou e ainda não venceu o temor pela adrenalina, lucrou com esta opção de passeio, inaugurada em julho do ano passado. Antes era difícil chegar ao topo do Careca. Do alto, em seus 102 metros de altura, é possível ter uma visão esplêndida da Praia Central e da Praia dos Amores. Hoje esse caminho pode ser feito pela família toda, por estrada asfaltada em 600 metros, que parte da Rua Sérgio Millet, na Praia dos Amores, e chega ao alto do morro. Também no local foi feita escadaria de acesso à Praia do Buraco, rampa de acesso à Praia da Concha e passarelas suspensas em madeira, ao estilo “deck”, além de todo o paisagismo empregado. Isso mostra bem que aqui o ponto alto é o ecoturismo sustentável, ou melhor, desenvolve-se novos empreendimentos turísticos naturais, sem com isso agredir o meio ambiente.

O fluxo turístico aumentou também em outras localidades de Balneário Camboriú, como aconteceu em 2005, com a inauguração do Molhe da Barra Sul. A passarela de pedras, luzes coloridas, "decks" de madeira, obras de arte e atrativos infantis emocionou muitos visitantes e continua atraindo turistas e moradores. O Molhe já faz parte de um roteiro obrigatório das caminhadas, e agora conta também com as passarelas no Pontal Norte. Quem quer praticar esportes e ao mesmo tempo admirar a natureza, não tem o que reclamar em Balneário Camboriú.

Outro lado da cidade que foi valorizado pelos novos empreendimentos, foi o Bairro dos Estados, onde está localizada a Rodoviária e o Fórum. O mercado imobiliário viu aquecer uma região que antes era esquecida, não havia bons acessos, servia muitas vezes de depósito de entulhos e a marginalidade se aproveitava da situação. Mas hoje isso mudou. A vinda de um novo Shopping com cinco lojas âncoras, o Balneário Camboriú Shopping, também o Casa Hall Shopping, a urbanização da Avenida das Flores e o novo acesso à BR-101 foram significativos para moradores, e ampliou horizontes para os turistas. A distribuição do trânsito por esta nova via auxiliou a diminuir o fluxo de veículos na Avenida do Estado. Facilitou a passagem dos ônibus pelo Portal Turístico (PIT), e abriu pela Avenida das Flores uma nova entrada ao transporte intermunicipal e interestadual.

Balneário Camboriú também viu crescer nestes últimos meses, a sua estrutura gastronômica, que procurou qualificação e melhorou seu nível de atendimento. O município conta agora com os famosos “pubs” característicos da Inglaterra, e também com restaurantes “bistrôs”, os pequenos restaurantes tão presentes na França. A Europa está aqui, em diversos pontos da cidade.

Outro grande investimento de 2007 foi a ampliação da rede de esgotos e distribuição de água, melhorando o abastecimento e a coleta, que atualmente procura cercar o município com 100% de tratamento. Aliás, Balneário Camboriú é um dos poucos municípios brasileiros que está com sua rede de esgotos quase completa. Um ponto a mais para quem vive aqui, e mais água para todos, inclusive visitantes do verão.

 


Fonte: http://www.gestour.com.br/webengine/servlet/Controller?
command=marcasdosul&modulo=noticias&id=39895