Home / Noticias 2008 / 08-85
 
Campismo tem tradição?


Foto Antiga de Acampamento

Engana-se quem pensa que não! Apesar de parecer um hábito novo e exclusivo de esportes radicais, acampar é sem dúvidas um dos mais antigos hábitos da humanidade. Sua tradição esta espalhada pelo mundo, mas cada camping e campista faz parte dessa história.

Acampar é uma pratica tão antiga quanto a própria civilização. Não é preciso dizer que tanto um quanto outro evoluíram muito, não na mesma proporção é claro.

As barracas foram usadas por vários povos, os que mantêm ainda essa pratica são os ciganos, mas as chamam de tendas. Já o exército de qualquer parte do mundo as usam a vários séculos.

A finalidade não importa, o que importa é que o ser humano, como quase tudo que faz, tirou um bom proveito dessas experiências e criou estilo próprio de acampar se transformaram em estilo de vida.

Há 34 anos atrás, no Brasil, acampar era moda. Muito devem lembrar da febre do momento, família e mais famílias corriam atrás dos campings mais conceituados para guardarem seus melhores lugares para suas barracas tão "charmosas". A moda passou e só os que mantiveram o espírito de campista que continuaram acampando.

O melhor lugar ainda continua sendo perto dos banheiros, lavatório e principalmente embaixo de uma glamurosa arvore.

Alguns pais que mantiveram a paixão por acampar e incentivam seus filhos ou até netos a praticarem este hábito.
A verdade é: quem acampa uma vez nunca mais para, pode-se demorar para se ter o primeiro acampamento, mas quando acontece, se torna um vicio.

Nos anos 80, quando a moda estava em seu auge, havia um Guia Sagrado para os campistas, que era uma revista chamada “Guia do Camping” que era disputado a unhas nas bancas.

Nessa mesma época també, se iniciou uma Associação, o CCB – Camping Clube do Brasil que se mantém até hoje com sócios pelo Brasil afora. Em 1993 foi fundada a ABPC, com a finalidade de atrair novamente os campistas do país inteiro e ressuscitar o campismo sem o modismo da década de 80, apenas pelo prazer de acampar.

 

João Paulo - Portal WebCamping