Home / Notícias 2012 /

Tipos de acampamento

 

Quando falamos em acampar (e falamos nisso o tempo inteiro!), essa simples palavra pode gerar diferentes impressões em cada pessoa. A verdade é que os diferentes tipos de acampamentos são diretamente relacionados aos diferentes tipos de campistas!

Há quem, para acampar, precise apenas de uma simples barraca e mais nada. Tem também aqueles que só acampam de trailer ou motor home. Existem ainda pessoas que buscam lugares super estruturados, com amplas áreas de lazer. E, por fim, tem gente que acampa apenas quando está realizando trilhas, travessias ou outras aventuras. Para o FuiAcampar, TUDO ISSO É VÁLIDO! O que importa não é o local ou a estrutura, e sim o desejo de estar integrado com a natureza, de forma sustentável.

Confere abaixo as explicações sobre os diferentes tipos de acampamentos. Se você nunca acampou, mas curte estar em meio à natureza, certamente tem um tipo que se encaixa bem certinho para você!

Pelo local

Selvagem: É aquele que acontece em locais ou áreas naturais, sem qualquer estrutura, simplesmente em meio à natureza. Costumam ser realizados por pessoas que gostam de se afastar dos centros urbanos e curtir o contato com o meio ambiente em seu estado mais primitivo. Não tem tomada, nem banheiro, nem nada de infraestrutura. No local, só vai ter aquilo que você mesmo levar.

Estruturado (ou organizado): Basicamente, é quando acampamos em um camping! Você pode ficar pensando: “mas tem diferentes tipos de campings”. Isso é fato! Tem campings que são praticamente clubes de luxo, com piscinas e mil opções de lazer, até com qualidade melhor que muitos hotéis, e tem também aqueles campings que não passam de um simples terreno com um banheiro caindo aos pedaços. Mas então, o que define ser um camping ou não? Basicamente, é a forma como o proprietário do terreno considera o local, se o seu objetivo é receber ou não receber campistas.

E agora você pode ter se questionado: “e não tem legislação que formaliza e regula isso?” Bom, na teoria sim, mas na prática é bem diferente. Isso é complexo, mas futuramente podemos escrever um artigo especificamente sobre isso.

Pela estrutura

Motor home e Trailer: Existe uma grande variedade de tipos de trailers e motor homes (e outros veículos motorizados que se transformam em um local para dormir), principalmente fora do Brasil, mas aqui também tem várias opções. Alguns motor homes são realmente grandes e extremamente confortáveis, ideais para pessoas que precisam de um pouco mais de estrutura, mas que mesmo assim não querem deixar de viajar e estar em contato com o meio natural.

Uma característica é que, apesar de dar bastante autonomia para os campistas se deslocarem para diferentes lugares, ele fica limitado a ir apenas até onde chegam as estradas.

Na verdade, acampar com trailer ou motor home é um segmento específico dentro do Campismo que pode ser chamado de Caravanismo, embora esse termo não seja mais muito utilizado.

Barraca: É a forma de acampar mais difundida aqui no Brasil. Existem também barracas de todos os tipos, tamanhos, pesos e qualidades. Há barracas com grandes estruturas e divisões de quartos, ideais para famílias inteiras, e há aquelas pequenas o suficiente para abrigar apenas uma pessoa deitada e nada mais. Acampar com barraca é uma opção muito versátil: há quem passe um mês acampando com barraca em um camping estruturado em uma praia badalada, e há também quem a use para fazer travessias de dias e dias em lugares isolados e longe da civilização. Com conhecimentos técnicos e uma barraca leve, você ganha a liberdade de chegar em praticamente qualquer lugar que seus pés possam te levar.

Claro que você vai precisar ter um equipamento (a barraca) adequado ao seu estilo de camping.

Bivaque: É quando se acampa sem usar barracas. Pode-se dormir direto sobre as estrelas, usar algum abrigo natural, alguma lona ou, ainda, utilizar redes. Bivaques costumam ser realizados em situações em que a pessoa não pode carregar grandes quantidades de equipamentos. Mas para realizar esse tipo de acampamento, é importante que a pessoa tenha conhecimento sobre o clima e o local onde pretende pernoitar, para que não passe a noite ao relento, debaixo de chuva.

Considerações

Sabemos que muitas vezes existem divergências de opiniões sobre campismo. Algumas pessoas que acampam com barraca não gostam de estar em meio a trailers. O pessoal dos motor homes também tem sua própria tribo e quem acampa só de forma selvagem, acha que acampar em campings estuturados não é de fato acampar. Essas divergências sã0 naturais: cada um busca acampar da forma que sinta mais prazer, seja no local que for, com a estrutura que for.

O FuiAcampar considera, respeita e incentiva todo e qualquer tipo de acampamento, seja um simples bivaque em meio ao mato, um acampamento selvagem em uma praia deserta, um camping rústico na beira de um rio, ou ainda um mega camping “tipo clube”, com toda infraestrutura.

Entendemos que existem os diferentes tipos de campings porque existem campistas para todas as formas de se acampar, e nenhuma delas é mais ou menos válida; são simplesmente distintos modos que as pessoas encontram para sentir prazer em meio à natureza. A única forma de acampamento que o FuiAcampar não concorda e não incentiva são aquelas que, independentemente de local e estrutura, não respeitem a natureza e não prezem pelo respeito às pessoas ao redor e à sustentabilidade do meio ambiente.



 

 

 

 

 

 

 

 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada