Home / Notícias 2012 /

Saudações de liberdade – onde acampar

 

O Camping é em sua essência, para mim, uma forma de se libertar das amarras cinzentas das cidades, é o extravasar da alma, o encontrar de sua origem.

A prática do camping é um excelente exercício de auto conhecimento e socialização (quando se vai em grupo, claro), como geralmente não se tem televisão ou internet, a conversa com os próximos se torna algo natural, o extress gerado pela vida cotidiana se esvai. O acampar é dividido em dois grupos com relação ao local do acampamento: O camping tradicional e o camping selvagem, ainda que dentro de ambos destaca-se o camping em praia, rio, parque e montanha.

Primeiramente, é aconselhável aos campistas de primeiras viagens acampar em campings, pois em sua maioria se encontram infra-estruturas preparadas para isso, com banheiros, cantinas, chuveiros e segurança.

As formas de acampamento são: bivacar, entocado sob pedras e em barracas.

Bivacar significa pernoitar ao ar livre, essa modalidade de acampamento é usada por mochileiros e em aventuras de trilhas longas, onde não é possível levar muito peso e sem muita adversidade temporal, geralmente são usados sacos de dormir.

Entocado sob pedras é uma forma de bivacar, mas estando protegido sob pedras, em grutas e encostas, costuma ser usada em montanhismo, a rede se enquadra nesta e na categoria anterior, mas não pode ser fechada, neste caso ela pertence à categoria de barraca.

Independentemente do local onde se vai acampar, é muito importante encontrar um lugar plano, que não seja passagem de água (lugar onde há enchorrada, em caso de chuva), e se for o caso de acampamento em rios e praia não ficar muito perto da margem, pois deve-se prevenir contra a maré e aumento do nível do rio, algo comum em épocas de chuva.

Fonte:Coluna do Mauro Ulhôa, empresário do Cia da Pesca, evidencia o prazer do camping

 

 

 

 

 

 

 

 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada