Home / Notícias 2012 /

Camping usa alternativas sustentáveis para promover serviços

 

Nunca se falou tanto em sustentabilidade como nos últimos anos. Afinal já está mais do que provado que se não usarmos de forma consciente nossos recursos naturais, a manutenção da vida ficará comprometida daqui há alguns anos. Mas a reutilização de material, além de fomentar o cuidado com o ambiente também contribui para uma organização financeira principalmente para pequenos e médios empresários. Pensando nisso, oCamping e Pousada Carrion, convive com práticas sustentáveis ha quase uma década.

Lino Carrion, proprietário do local explica que como o camping procura sempre melhorar a qualidades dos equipamentos é comum terem muitas obras a serem feitas. Por isso buscou formas de economizar dinheiro e recursos. Assim construiu dentro do local sua própria oficina onde são criadas peças de marcenaria para equipar o local. Há ainda a parte de serralheria e mecânica para manutenção de ferramentas e equipamentos.

O Carrion tem ainda um sítio de produtos sem agrotóxicos que abastece o setor de alimentação do camping, que compreende em uma lanchonete na piscina, o restaurante e a pizzaria. Há ainda produção de ovos caipiras e frutas. Os visitantes podem degustar e levar para casa a produção do sítio no sistema colha e pague. Aliás, quem conhece o restaurante do camping se encanta com o mobiliário todo feito no local. Os balcões chamam a atenção pelo estilo rústico e pela funcionalidade, todo feito de madeira de demolição. Garrafões de vinho cortados servem como luminárias. Há ainda um espaço de eventos como mesões e bancos também confeccionados com madeiras reaproveitadas.

E não para por aí. O campo de paintball do local tem obstáculos construídos com garrafas PET. A Loja Carrion, assim como a Pizzaria Mama Rosa foram praticamente toda construídas com material reaproveitado: vidros, madeiramento e piso já serviram para outros fins antes de compor os ambientes em que estão agora.

Há projetos em andamento para o ano que vem também. A ideia é que o Sítio Carrion se transforme em um parque que estimule práticas sustentáveis aberto ao público. Segundo Lino Carrion, o objetivo é que se reduza ao máximo a produção de resíduos gerados pelo local. “Estamos melhorando nosso sistema de coleta seletiva de material. Além disso, estamos preparando uma estação de compostagem e produção de adubo orgânico, que inclui produção de húmus e substrato que serão utilizados nas hortas e pomares. Ainda incentivamos a produção e comercialização no nosso espaço de artesanato local contribuindo para a geração de renda no bairro em que estamos instalados. O camping também incentiva hábitos saudáveis promovendo aulas de dança de salão toda sexta-feira, com custo reduzido e com acesso aberto.”

E a partir do ano que vem, uma nova maneira de compartilhar essas práticas será implantada no camping. Trata-se do Turismo de Experiência com escolas e instituições que poderão vivenciar e fazer parte dessas práticas aprendendo o quanto pode ser prazeroso cuidar do ambiente em que vivemos.

Fonte: itu.com.br



 

 

 

 

 

 

 

 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada