Home / Notícias 2012 /

CAMPING MUNICIPAL AVARÉ TURISMO E LAZER

 

Se Avaré é hoje estância turística, fator determinante para essa conquista foi a implantação do seu Camping Municipal, medida concretizada graças à larga visão administrativa de Fernando Cruz Pimentel, o prefeito da época.

Também contribuíram para esse empreendimento o ex-prefeito Paulo Araújo Novaes (1902-1970), responsável pela aquisição da área, às margens do lago de Jurumirim, desapropriada amigavelmente do farmacêutico José Contrucci.

A iniciativa mereceu ainda apoio financeiro do Estado, obtida por intervenção do então secretário de Turismo, Paulo Marcondes Pestana, que nos anos 40 havia sido delegado de polícia na cidade.

O gesto desses homens públicos, afinal, aconteceu quando justamente o campismo despontava como prática iniciadora do turismo na região.

Inaugurado em 29 de agosto de 1970 na presença de dois governadores: Abreu Sodré, de São Paulo, e Paulo Pimentel, do Paraná, o Camping de Avaré está completando quatro décadas de funcionamento.

Em águas limpas

Com privilegiada localização, às margens da Represa de Jurumirim, nas proximidades da Ponte Governador Carvalho Pinto, o Camping fica a apenas 18 quilômetros da área urbana de Avaré, com acesso seguro pela Rodovia SP-255.

Considerado um dos mais modernos do país, o lugar é sinônimo de lazer e entretenimento. O ar puro ali predomina e as águas limpas do Rio Paranapanema agradam os turistas, os quais podem contemplar no entardecer um dos mais espetaculares poentes vistos no Brasil.

Com um quilômetro de praia fluvial, o local oferece aos visitantes ampla infraestrutura básica para a prática de campismo em seus 48 mil metros quadrados de dimensão.

Nas temporadas de férias e feriados prolongados, a frequência de público chega a seis mil pessoas por dia. No local há estacionamento para 250 veículos e 50 ônibus.

Para atendimento da demanda existem serviços de enfermaria, segurança e salva-vidas, bem como seis conjuntos de sanitários masculinos e femininos, todos com chuveiros elétricos.

Além de tudo, o campista encontra ali área gramada para barracas, energia elétrica, chalés, playground, quiosques, churrasqueiras, pias e um pesqueiro com capacidade para 100 pessoas.

Palco frequente de importantes competições náuticas, o Camping de Avaré sedia em suas margens provas de jet sky, prancha a vela, pesca esportiva e nado livre. Esses esportes atraem públicos e competidores de diferentes partes do país.

 

 

 

 

 

 


 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada