Home / Notícias 2012 /

Turistas da melhor idade preferem viajar pelo Brasil

 

A pesquisa "Hábitos de Turismo na Terceira Idade", realizada pelo Porvar/FIA (Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração), em parceria com o Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos do Varejo), traça o perfil, preferências e dificuldades dos turistas da terceira idade e constata que 68,7% deles prefere viajar pelo Brasil.

Ao todo, foram entrevistados 384 idosos, das classes A e B, residentes na cidade de São Paulo. Desse total, 32,9% viajam de duas a três vezes por ano, e 46,7% permanecem menos de 7 dias no local escolhido.

Dentro do perfil dos viajantes da terceira idade, 43,1% exerce "Atividades diversas", os "Aposentados" somam 41,8% e os "Do lar" totalizam 15,1%. As viagens mais feitas são a lazer, um índice de 96,5%. Em relação às principais causas de motivação para as viagens estão: "Convívio com a família" (53,3%), "Férias" (44,0%), "Recreação - Entretenimento" (32,0%) e "Fazer novas amizades" (28,8%). Já as pessoas que informaram viajar a trabalho e as que não costumam viajar, são 8,8% e 1,8%, respectivamente.

"Esta é uma população crescente em todo mundo, afinal, somente no Brasil, temos mais de 20 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, ou seja, 9,26% de toda a população do país e, este público, que investe em viagens a lazer, tem algumas peculiaridades que devem ser verificadas para a melhoria dos serviços prestados", conclui o professor doutor Claudio Felisoni, autor do estudo e presidente do conselho do Provar/FIA.

A pesquisa também revela o que esses idosos gostariam que as agências de viagens oferecessem, assim como faz uma levantamento sobre as dificuldades encontradas por este público.

 

 

 

 

 

 


 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada