Home / Notícias 2012 /

Turismo Pedagógico: lazer e aventura no aprendizado e desenvolvimento de crianças e jovens

 

Imagine uma sala de aula com crianças e adolescentes tendo que prestar atenção nos professores e nas fórmulas de matemática, teorias de física, regras gramaticais e linha do tempo sobre a história mundial. Aposto que você já cansou só de imaginar não é mesmo?

Depois de tantas teorias, colocar em prática o que aprendeu em sala de aula é fundamental para o aprendizado, ainda mais se for ao ar livre e com muita diversão. Segundo pesquisadores da psicologia cognitiva, o ser humano lembra aproximadamente 20% daquilo que escuta, 50% daquilo que vê e 80% do que faz. Para esses especialistas, simplesmente receber informações de um professor não é suficiente para que o aluno aprenda com compreensão, porque, nesse caso, a criança fica passiva, não pensa com a própria cabeça. Ou seja, a união de teoria e pratica é o ideal para que os alunos apreendam o que é ensinado pelo professor.

Diante deste cenário e da necessidade de oferece lugares propícios para o lazer e a aprendizagem, um novo filão no mercado de turismo começa a crescer no Brasil. É o Turismo Pedagógico, voltado para estudantes de vários níveis. O objetivo é tornar a atividade externa um elemento motivador para observar em determinados lugares os diversos conteúdos expostos em sala de aula de maneira interdisciplinar e, assim, contribuir para a formação do pensamento crítico dos alunos.

Em Alphaville, há 25 km de Belo Horizonte (MG), está localizado o Minas Radical, um parque de aventuras e ecoturismo, que trabalha com vários projetos pedagógicos interdisciplinares ricos e diferenciados, buscando integrar e interagir a educação com o lazer.

"Criamos um programa específico de turismo pedagógico por acreditar que o aprendizado fora da sala de aula aprimora a assimilação do conteúdo, permitindo que os alunos façam a ligação entre a teoria e a prática de forma lúdica e vivenciada", destaca Hérika Secundino, diretora do Minas Radical.

Os projetos Minas Radical

De acordo com Hérika Secundino, o parque oferece três projetos focados em educação, direcionados para diferentes níveis de aprendizagem, que são:

• O Projeto Ciranda consiste em atividades lúdicas no campo. Através das brincadeiras infantis, este programa visa desenvolver as noções de espaço, de tempo, dos cinco sentidos e a sociabilidade.

• A Gincana Infantil é composta por atividades interativas, dinâmicas e inteligentes. As crianças são divididas em equipes, representadas por cores. O objetivo é fazer com que elas participem de atividades pedagógicas totalmente diferentes das realizadas no ambiente escolar.

• Já o Projeto por Série é personalizado e desenvolvido de acordo com o programa pedagógico estudado na escola. O programa é criado de acordo com a necessidade de cada turma.

A estrutura

O Minas Radical oferece ao visitante um ambiente cercado pela natureza e bastante propício para atividades de aventura e ecoturismo, sem a necessidade de grandes deslocamentos. Além disso, a criança fica em permanente contato com o meio ambiente, aprendendo a respeitar o espaço em que ela se encontra e os limites impostos pelo local.

"Uma das principais preocupações é com a segurança dos participantes. Por isso, contamos com uma equipe treinada e capacitada na recreação das atividades voltadas para crianças e adolescentes, equipamentos de qualidade e certificados pela UIAA - União Internacional dos Alpinistas Autônomos, tudo isso visando segurança para os usuários, diversão e a tranquilidade garantida aos pais e instrutores", completa Hérika Secundino.

 

 

 

 

 

 


 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada