Home / Notícias 2013 /

Dica: Construindo um protetor de vento para fogareiro

 

Não dá pra negar que as tecnologias estão aí para nos ajudar na hora de cozinhar no camping. Como é o caso desse para-vento moderno… e caro! Porém, necessário! Imagine cozinhar no meio de uma ventania! Você corre o sério risco de ter que jantar comida fria ou ir pra barraca com fome.

Encontrei essa ideia num tópico do Mochileiros e veio bem a calhar. Se você está um pouco apertado de grana e tem o mínimo de habilidade com trabalhos manuais pode construir seu próprio para-vento, com materiais baratos, leves e em menos de 10 minutos.

Materiais necessários:
- esteira de madeira (dessas usadas em jogo americano)
- papel alumínio
- cola em bastão
- tesoura

Coloque em seu fogareiro a panela que costuma usar, tire a medida do chão até a metade da panela. Esse é o tamanho que o seu para-vento deve ter. Corte a esteira com uma tesoura ou estilete. Passe a cola na madeira, não deixando nenhuma tira sem cola e vá colando o papel alumínio com cuidado.

Não cole muito esticado, pois na hora de enrolar a esteira o papel alumínio pode rasgar, tendo que fazer remendos e deixando o para-vento mais grosso e duro.

Cole o papel alumínio dos dois lados da madeira, com o lado opaco virado para dentro. Deixe uma borda de 0,5cm em toda a volta, passe cola e dobre, dando um acabamento e não deixando nenhuma parte da madeira exposta, para que não queime.

Com R$ 1,99 você compra a esteira. Mais alguns centavos de papel alumínio e cola e com no máximo R$ 3,00 você fez um protetor de vento para fogareiro, que além de ser auto portante e leve, pode ser enrolado, facilitando seu transporte na mochila.

Se o vento estiver muito forte, você pode colocar algumas pedras no chão, para que ele fique bem firme e não saia voando.

 

 

 

 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada