Home / Notícias 2013 /

Presidenta destaca a importância das cidades históricas

 

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, que garante R$ 1,6 bilhão para a recuperação de monumentos e espaços públicos em 44 municípios de 20 estados brasileiros, foi o assunto do programa semanal de rádio Café com a Presidenta desta semana.

Na ocasião, Dilma Rousseff destacou a importância cultural destes destinos e afirmou que a restauração de espaços como igrejas, mercados públicos, museus e praças pode impulsionar o turismo, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Além de preservar a nossa história, criamos oportunidades para que essas cidades se tornem destinos turísticos e culturais cada vez mais importantes”, enfatizou a presidenta.

As cidades históricas também vão receber R$ 19 milhões do Ministério do Turismo, como parte do PAC do Turismo. A verba será usada na implantação de sinalização turística em 34 destinos de 17 estados.

Segundo o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o objetivo é adequar a comunicação a padrões internacionais. Ele lembra que uma boa sinalização garante conforto e pode aumentar a procura de cidades por visitantes. “Sinalização turística é fundamental ao turismo. Ela destaca e reforça a identidade do local, ampliando os ganhos do destino com a visitação”, aponta Vieira.

De acordo com uma pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), encomendada pelo Ministério do Turismo, visitas a municípios beneficiados pelo PAC das Cidades Históricas responderam por 42,5 milhões das 190,8 milhões de viagens domésticas realizadas no Brasil em 2011. 

As cidades que mais receberam turistas foram Rio de Janeiro (6,4 milhões), Fortaleza (3,7 milhões) e Recife (3,6 milhões). O Nordeste despontou como a principal região emissora de visitantes, com 37,5%, seguida do Sudeste, 29,9%, e do Sul, 13,7%. O Centro-Oeste foi responsável por 10,1%, e o Norte, 8,7%.

Clique aqui para ouvir a íntegra do áudio do programa Café com a Presidenta sobre o PAC das Cidades Históricas.


 



 

 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada