Home / Notícias 2013 /

Dica: Evite acampar sozinho.

 

Quando for acampar, evite ir sozinho. Procure andar sempre em grupo para maior segurança de todos e avise as pessoas para onde você está indo e quando pretende voltar.
Busque o máximo de informações sobre a cidade e os locais que você irá visitar, planejando a viagem com antecedência.
Evite fazer trilhas desconhecidas à noite, pois as chances de se perder são maiores.
Procure acampar próximo de água potável ou limpa, mas evite as margens de rios e cachoeiras.
Escolha um local para o banheiro que seja longe das barracas e não se esqueça de enterrar os seus dejetos.
Nunca jogue lixo na natureza, guarde-os em sacos plásticos, e sempre que possível recolha o lixo que você encontrar pelo caminho. O meio ambiente agradece.
Faça uma lista de itens e equipamentos com as coisas mais importantes, assim sempre que você for viajar é só conferir na sua lista se está faltando alguma coisa e atualize-a frequentemente com coisas que você sentiu falta na última viagem.
Use roupas leves que não limitem seus movimentos, tênis macio de preferência com cadarço e meias  grossas. Calça, camiseta de manga comprida, boné ou chapéu e óculos escuros ajudam a proteger do sol.
Quando estiver caminhando em grupo por uma trilha, mantenha distância de pelo menos 3 metros da pessoa que estiver a sua frente. Desta forma você terá uma visão melhor do caminho por onde vocês estão passando, evitando tropeçar em pedras e galhos, terá mais tempo de reação para não esbarrar na pessoa a sua frente caso ela pare bruscamente e até mesmo evitando ser atingido por algum galho que esteja no meio da trilha.
Atente-se a pessoa que estiver caminhando mais lentamente e deixe-a na frente do grupo para que ela dite ritmo da caminhada pois assim estará evitando que o grupo se separe ou que alguém fique pra trás.
É importante se reidratar no mínimo a cada uma hora. O ideal é cada um levar 2 litros de água para o consumo individual diário e mais a água para cozinhar, lavar as mãos, higiêne pessoal, etc.
Quando você estiver em um camping ou visitando qualquer que seja o lugar seja gentil com os outros turistas e principalmente com os moradores locais, já que eles abriram as portas de sua cidade e algumas vezes de suas casas (em caso de pousadas e campings) para nos receber, o mínimo que devemos fazer é retribuir com educação e bons modos.
Não ande com pressa quando estiver indo visitar algum lugar pensando apenas em chegar ao destino final. Lembre-se de que toda a viagem desde o momento que você sai da sua casa faz parte do roteiro. Principalmente quando estiver na trilha, aprecie cada momento e não se esqueça de que quando você chegar no seu objetivo final você completou apenas a metade do percurso pois ainda tem de refazer todo o trajeto de volta!

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada