Home / Notícias 2013 /

Dica: Como se alimentar bem em campings e trilhas?

 

Ao planejar sua aventura – camping, travessia, trilha, trekking – tão importante quanto organizar o roteiro é o planejamento da alimentação. Para que seu organismo suporte horas de exercícios intensos – como descer um rio, pedalar ou caminhar por horas – é necessário energia.
Água é item de extrema necessidade e não pode faltar. É preciso levar no mínimo 3 litros de água por dia por pessoa. Se a viagem é para um local de clima seco talvez seja preciso triplicar esta quantidade. A água cumpre papel regulador das principais funções do organismo humano: desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório. 
Os carboidratos também são fundamentais para recuperar os depósitos de energia, evitando a fadiga muscular. Massas integrais e barras energéticas especiais para esporte são uma boa dica. Evite alimentos gordurosos, condimentados e com muito açúcar antes e durante a viagem, pois dificultam a digestão dos nutrientes, geram toxinas e comprometem o rendimento físico e intelectual.
Bolos, doces e chocolates açucarados também são prejudiciais, pois aumentam a resposta insulínica reduzindo a disponibilidade de glicose sanguínea e o desempenho. O consumo saudável de glicose pode ser feito através de frutas secas ou in natura, já que a absorção da frutose pelo organismo é mais lenta.
Chocolates amargos, com alto percentual de cacau, podem ser boa pedida em quantidade moderada, são fontes de energia e antioxidantes. Gorduras saudáveis também são importantes, dentre suas principais funções estão: transportar e armazenar vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), formar células do sistema imunológico, reduzir perda de calor corporal. Aproveite para obter das oleoginosas (Castanhas do Pará, Amêndoas, Avelãs, Nozes), além de práticas são saborosas e dão saciedade.

Dica prática: o que um café da manhã completo precisa conter

Carboidratos
Dê preferencia às versões integrais, que preservam os nutrientes em sua integridade e ainda liberam energia lentamente no organismo. Sugestões: pão integral, granola, aveia, centeio.

Proteínas
Pode ser de origem animal ou vegetal. Sugestões: queijo branco, peito de peru, pasta de tofu, pasta de gergelim (tahine), pasta de grão de bico.
Gorduras saudáveis
20% da dieta diária deve ser composta por elas. Sugestões: abacate, nozes, castanhas e sementes de girassol, gergelim, linhaça, abóbora.
Frutas
São fontes de vitaminas e minerais. Sugestões: banana, maça, pera, goiaba.
 Líquidos
Imprescindíveis, além da água, podem ser consumidos na forma de suco, chá ou leite.
A dica final é: opte por alimentos que você já esteja habituado. Se em casa você não gosta de determinado alimento, não será após horas de trilha, com fome e cansado, que você irá gostar.

Lembre-se que você precisará de: Cantil, barracas de camping, sacos de dormir,mochilas, bolsas térmicas e fogareiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada