Home / Notícias 2013 /

Dicas básicas sobre cama no camping

 

Dormir em uma barraca pode não ser tão confortável como dormir em sua cama, mas é uma experiência única. De uma maneira geral, para dormir confortavelmente vai precisar dos equipamentos que descrevemos abaixo:

Saco de dormir: Existe uma infinidade de opções de saco de dormir que variam basicamente de acordo com o formato, material usado na fabricação, a qualidade do produto e principalmente a temperatura suportada. Dependendo de como você pretente usar ele é importante considerar também o peso e volume que será carregado.

Travesseiro: Muitas pessoas simplesmente não usam travesseiro quando estão acampando. Mas existem algumas marcas que produzem travesseiros pequenos e leves especialmente para serem utilizados nessas ocasiões. Há também alguns modelos infláveis, que praticamente não ocupam volume e cujo peso é insignificante. Mas se você não está a fim de investir nesses equipamentos, use a criatividade! Algumas roupas enroladas em uma toalha podem se transformar facilmente em um travesseiro. E, dependendo de onde você pretente acampar e por quanto tempo, você poderia até levar o travesseiro que você usa normalmente em casa. Sim, não vamos descartar essa opção, mas use ela com bom senso! Nada de fazer trilha com travesseirão devaixo do braço!

Colchonete de espuma: Tem como vantagem o baixo custo, pouco peso e a praticidade de utilização (não é necessário encher). Como desvantagem pouco conforto, frio que passa do solo para seu corpo (a dica é usar associado a um isolante térmico) e o grande volume. Na verdade hoje em dia, basicamente não se utiliza mais colchonetes de espuma, pois já existem tecnologias mais evoluídas como as descritas a seguir.

Colchão de ar: Tem como vantagem ser muito mais confortável e sem necessidade de utilizar associado a um isolante térmico (bom para acampamentos com maior estrutura). Como desvantagem o peso (jamais levar para treeking), maior custo quando comparado ao colchonete, montagem mais demorada, necessidade de equipamento auxiliar para encher (bomba), alem da possibilidade furar ai todo o conforto do equipamento vai por água abaixo e você saberá o que é ter uma noite mal dormida.

Isolante térmico (EVA): A função principal do isolante térmico é impedir a passagem de frio do solo para o corpo do aventureiro. Eles são feitos de uma borracha de EVA e tem alguns que ainda possuem uma folha de alumínio em uma das faces. Existem várias espessuras e quanto mais grosso, maior o conforto, o peso e o volume. Mas de qualquer forma a principal vantagem é que, mesmo os mais grossos, são bastante leves.

Colchão Auto-inflável (e isolante): Buscando juntar o conforto do colchão inflável com a utilidade do isolante térmico hoje em dia é possível encontrar produtos que são os "2 em 1": são os colchões auto-infláveis. Normalmente, quando enrolados, possuem um tamanho semelhante ao de um isolante térmico, no entanto são mais pesados que os de EVA. São chamados auto-infláveis pois quando a válvula é aberta ele começa a absorver o ar e se infla, sem necessidade de fole ou bomba. Para finalizar e deixar ele bem cheio é só complementar com alguns soprões e está pronto para usar. O preço deles fica bem acima tanto dos colchões infláveis e dos isolantes térmicos.

 

 

 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada