Home / Noticias 2002
 
2000 - 2001 - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009
 
 

Janeiro

Campeonato Paulista de Trekking com novidades para 2002

   A competição de regularidade a pé temporada 2002 trará como principal novidade o novo método de apuração eletrônica dos resultados, com o objetivo de acabar com os erros e reduzir o tempo de apuração.
   Um membro da equipe usará uma pulseira que contém um chip de memória, que será verificada por um aparelho nos PCs.

O que é o Trekking?
   O trekking de regularidade é uma atividade feita em equipe, composta de 3 a 6 integrantes, munidos de bússola, calculadora simples, contador-de-passos e cronômetro. As trilhas devem ser percorridas na regularidade e os competidores passam por postos de controle (PCs) para conferir a navegação.
    Perde pontos quem não estiver no tempo certo no local exato. Aí que está a diversão da atividade. No meio do caminho, há o neutralizado com frutas e água mineral para o descanso das equipes. Na trilha, dependendo do dia e do "humor" dos organizadores, riachos, lama, subidas e pequenas corridas.
   As equipes podem se inscrever em três categorias distintas. Em Trekkers, Graduados B e Graduados A.
   A etapa que irá inaugurar a temporada 2002 acontece no dia 20 de janeiro, em Itu, interior paulista, no Camping Casarão.


Fevereiro

Nas bancas o GUIA ACAMP 2002!

    Após 4 anos de pesquisas, acampadas visitas e interações com campistas, está pronto e a venda o Guia Acamp 2002.

    Agora são 814 campings em 355 localidades, com informações atualizadas sobre estrutura, atrações, localização e telefones dos principais campings do Brasil.

    Além de tudo isso, o Guia Acamp conta também com descrição de equipamentos e dicas para acampamentos, ideal para campistas iniciantes ou já experientes.

 

Março

XXI Transararuama, a festa no mar

    No dia 23 de março acontece a XXI edição da tradicional regata Transararuama, na região dos Lagos.
    Disputada entre as cidades de Cabo Frio e Araruama, num percurso de 48Km pela lagoa, a Transararuama já revelou inúmeros talentos para o esporte nacional, como os irmãos Torben e Lars Grael, Pedro Paulo Petersen, os irmãos Coloneze, Sérgio Gorekin Filho e Luis André de Castro, entre outros.
    As categorias serão Laser (simples e dupla), Prancha e Vela, Hobie-Cat 14 e 16, Dingue, Daysailer, Optimist, Tropical, Pingüim e Europa.

Fonte: jornal O Campista


Abril

1ª Feira Nacional de Esportes de Aventura e Ecoturismo
3 a 7 de abril - Expominas - Belo Horizonte - MG

Atrações

- II Fórum mineiro de esportes e turismo;

- III Encontro da Associação Mineira de Ecoturismo - AMO-TE;

- Minicurso: Espeleologia;

- Mesa Redonda: Turismo em caverna em MG;

- Simpósio de estratégias mercadológicas para agências e operadoras de turismo;   

A maior feira de equipamentos, produtos e serviços do segmento de esporte e ecoturismo de Minas Gerais, reunindo em mais de 5 mil m² empresas de todo Brasil com as maiores novidades do mercado.

 

1º Encontro Nacional de Campismo - Grupo Costa Oeste/PR, reúne 188 participantes!

   Realizado, nos dias 28, 29 e 30 de março de 2002, na Cidade de Santa Helena/PR, conforme anunciado e divulgado pela Webcamping , o 1º Encontro Nacional de Campismo organizado pelo Grupo Costa Oeste, que contou com a participação de vários grupos, sendo eles: Rancho Móvel/RS, Rodamundo/SC, Estradeiros/PR, Pé Vermelho/PR, Toca/ES., Asa Branca/PE, Vagamundo/RJ e Abracamping/SP.    Durante este período foram contados 46 equipamentos, entre barracas, carretas barracas, trailers, e motor homes, num total de 188 participantes.

Veja mais fotos do local e como foram os 3 dias de festa!


Maio

15 à 19/05 - Adventure Open
1º Encontro de Esportes de Aventura do Interior,

    Encontro que será realizado na cidade de Serra Negra - SP, procurando dar oportunidade para reconhecimento público de várias modalidades do Esporte de Aventura, estimulando e viabilizando sua prática. Com palestras, feira de Esportes de Aventura, Clínicas Outdoor (Mountain Bike, Rapel, Escalada, Trekking, Rafting, Bóia Cross e outros), o Adventure Open promete agitar o Circuito das Águas Paulista, veja maiores informações no site da Adventure Open www.adventureopen.com.br

Fonte: site www.adventureopen.com.br


Eleições CCB

Aos sócios do Camping Clube do Brasil
Chapa opositora vence na Regional RJ

   Com 134 votos contra 104 e 01 abstenção, a chapa de oposição venceu a eleição 2002/2005 da Regional CCB RJ.

   Em breve publicaremos as datas das eleições das demais regionais CCB.
Para maiores informações entre em contato através do e-mail asilvafurtado@aol.com Alexandre Furtado ou com o CCB.


Junho

TRAILERS DE TURISMO VOLTARÃO A CIRCULAR PELO PAÍS
Projeto de Lei foi aprovado no Senado

    Foi aprovado em 18 de junho, no Senado Federal, projeto de lei do Senador Romero Jucá (PSDB/RR) que regulamenta a habilitação para motoristas de motorhomes e veículos que tracionam trailers de turismo. A proposta será ainda examinada pela Câmara dos Deputados, o que deverá ocorrer no segundo semestre deste ano e, para entrar em vigor, submetida à sanção presidencial. Segundo o código atual, para tracionar um Trailer é necessário obter a habilitação de categoria "E", de acordo com a nova proposta, será necessário apenas a habilitação de categoria "B". Se aprovada, a proposta irá incentivar o turismo interno no país, além de beneficiar milhares de caravanistas que ficaram impossibilitados de trafegar com seus veículos depois do novo código de trânsito.


Julho

FESTA DO 3º ANIVERSÁRIO DO GRUPO PÉ NA ESTRADA

O evento iniciou-se no dia 28/06 na fábrica da Motor Trailer em Pirassununga-SP. Este ano, para acomodar a grande quantidade de Trailers e Motor Homes, para ser mais exato 237 veículos e aproximadamente 1000 pessoas, foi criado um verdadeiro camping de apoio com água, energia e módulos nivelados.

    Foram feitos sorteios, brincadeiras e shows, entre eles Roberto Carlos Cover por Edinho da Toca-ES.

    A tenda , que este ano era o dobro do tamanho do ano passado, foi decorada para a dupla comemoração 3ºAniversário Pé na Estrada e o Pentacampeonato Mundial da Seleção Brasileira.

    Pessoas de todo país prestigiaram o evento e puderam saborear o já famoso Boi no Rolete que, desta vez, foi feito pela equipe da Tropical Cabines de Marechal Cândido Rondon - PR, 2 fornos foram construídos e os bois foram assados enrolados em papel alumínio, com isso o churrasco ficou ainda mais saboroso.

    A Motor Trailer organizou uma feira de exposição dentro de suas instalações, com a participação de empresas do setor que montaram seus stands trazendo novidades e informações para os campistas, entre elas: Lifter Geradores, Scania do Brasil, Hobby Motor Homes, Agrale, MBT soluções em energia, Seguro para Motor Homes, Paraná Trailer, Mercedes Benz, Equipe de Fórmula Truck, Adega Terensse, Monroe amortecedores, Rodas de Alumínio Alcoa, Motores Cummins, Allison Transmissões, Camping World - barracas de teto, Camping do Francês, Electrolux e também a anfitriã Motor Trailer do Brasil aproveitou para apresentar a linha 2002 de seus Trailers e Motor Homes.

    Foi apresentada também algumas curiosidades como o Motor Home com tração 6x6 e caminhonetes preparadas para qualquer aventura.

    Os veículos começaram a chegar desde o dia 21/06, quase uma semana antes do evento e puderam assim ajudar na preparação desta enorme festa.

    Já na sexta-feira o local estava com quase 200 veículos de recreio, e para aproveitar o friozinho foi servida uma saborosa sopa ao som de várias músicas cantadas pelos participantes no Vídeokê.

    No sábado de manhã houve excursões para visitação na Academia da Força Aérea e à noite os participantes foram convidados para uma grande festa junina na A.M.M.A, onde ônibus fretados levavam e traziam as pessoas.

    No domingo os participantes organizaram um café da manhã coletivo para assistirem à final da Copa entre Brasil x Alemanha, foi instalada uma televisão para que todos pudessem torcer juntos pelo Brasil, e não deu outra fomos Pentacampeões. E foi com esta alegria que todos viriam a saborear mais uma vez a fantástica costela de chão feita pelo Capitão Trabuco e sua prenda Clarinda. Tudo isso regado a muita cerveja gelada servida no simpático "Bar do Penta" que foi instalado dentro de um Trailer próximo a tenda.

    As empresas Itu Trailer, Castelo Trailer, Sportrailers, City Trailer, Paraná Trailer e Trabucar também estiveram presentes no encontro presenteando seus amigos e clientes com vários brindes e sorteios juntamente com os expositores.

    À Tarde, depois de muita música e comida, chegou finalmente um dos momentos mais esperados, o Parabéns pelo 3º Aniversário do Grupo Pé na Estrada. Foi feito um enorme bolo que logo foi totalmente degustado por todos os campistas presentes.

    Um dos momentos mais emocionantes da festa foi quando todos os participantes da festa, minutos antes de cortarem o bolo de aniversário, cantaram o Hino Nacional em voz alta com muito orgulho por serem brasileiros.

    Conforme a tarde ia acabando os campistas se despediam com tristeza um dos outros, mas já combinando outros encontros em breve. Alguns viajavam sozinhos e outros seguiam em comboio pela estrada buzinando seus veículos com muita alegria. E assim ia terminando mais uma maravilhosa festa do grupo Pé na Estrada, que cada vez se organiza melhor para poder mostrar para todos como é gostoso ser campista.


Setembro

GRANDE SUCESSO!

Confira abaixo fotos da Motorhomaria da Associação Pé na Estrada, nos dias 28 e 29/09

clique nas fotos para aumentá-las


Outubro

CAMPISMO PERDE RICARDO MENESCAL

   Faleceu em 14 de outubro, vítima de um enfarte, em Fernando de Noronha, aos 72 anos, o presidente de honra e fundador do Camping Clube do Brasil Ricardo Menescal.

   Nascido em Vitória - ES, passou seus primeiros anos de vida em Macau – RN. Em 1941, a família se mudou para o Rio de Janeiro, onde Ricardo logo mostrou o seu espírito de liderança.

   Introdutor do campismo organizado no país, criou o CCB em julho de 1966 e foi o seu primeiro presidente nos seis anos iniciais de implantação da rede. A partir de 1972 foi reeleito por mais três triênios, encerrando seu último mandato em 1981, recebendo a outorga de Presidente de Honra, por indicação da Assembléia Nacional.