Home / Notícias 2012 /

Destino: Serra dos Órgãos / RJ

 

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, criado em 1939, é o terceiro parque mais antigo do país e ajuda a proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na região serrana do estado do Rio de Janeiro. São 20.030 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

Além da beleza e da importância da conservação de suas espécies, o "PARNASO" é um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha e ecoturismo, como escalada, trekking e rapel, tornando-a conhecida como a "Capital Nacional do Montanhismo" no Brasil.

As montanhas dessa região serrana, destacam-se o Dedo de Deus, 1.692 metros em forma de uma mão fechada com o indicador erguido lembrando uma mão apontando para o céu, a Pedra do Sino, com 2.263 metros, e ainda existe a Agulha do Diabo, com 2050 metros, considerado por maiores guias em escaladas de todo mundo entre as 10 montanhas mais difíceis do planeta de serem escalada.

A grande variação de altitude com picos possuindo mais de 2.000 metros a poucos quilômetros da Baía de Guanabara gerou grande diversidade de habitats e espécies endêmicas (que só ocorrem nesta região). Na Serra dos Órgãos a fauna e flora são bastante diversificadas sendo que existem 2.668 espécies de plantas catalogadas, 83 de mamíferos (Entre eles a Onça-Pintada e o Muriqui, ambas em extinção) e 82 répteis e 102 anfíbios e 462 espécies de aves.

Entre os animais mais ameaçados estão o Muriqui (Brachyteles arachnoides), o maior primata das Américas e um dos cinco mais ameaçados do planeta. Atualmente acredita-se que existam apenas cerca de 600 exemplares da espécie fragmentada em áreas remanescentes da Mata Atlântica (sendo 200 no estado do Rio de Janeiro). No Parque Nacional da Serra dos Órgãos existem algumas centenas de exemplares que permanecem protegidas nas áreas mais remotas e densas da Serra dos Órgãos.

¦ INFRA-ESTRUTURA

Centro de Visitantes Museu von Martius

Localizado em antigo casarão de fazenda colonial, está localizada na sede Guapimirim. O museu expõe acervo que homenageia o botânico alemão von Martius, que esteve na região no século XIX e a destacou como a mais bela floresta que já vira.

Centro de Visitantes Cenário Verde

Localizada na Sede Teresópolis, posui informações sobre o parque, com exposição permanente com temática ambiental e maquete da área do Parque.

Camping e Abrigos

O Parque possui um abrigo de montanha (Abrigo 4 na Pedra do Sino) e três áreas de camping (2 em Guapimirim e 1 em Teresópolis) com banheiros, lava-louças e mesas. O camping selvagem é permitido somente na área do Abrigo 4 e nos Castelos do Açu.

 

 

 

 

 

 

 

 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada