Home / Notícias 2012 /

Destino: Flona Tapajós / PA

 

A Floresta Nacional do Tapajós é conhecida por suas belezas naturais. O grande rio que banha as terras ribeirinhas muda de cor a cada hora do dia - ficando azul, amarelo, laranja, vermelho e prateado. Também muda de tamanho. No inverno, quando chove bastante, fica bem cheio formando os igapós. De canoa é possível andar no meio da floresta. Já no verão, o rio baixa, fica encolhidinho, quando aparecem as praias com suas areias brancas possibilitando a atividade da piracaia. A água é transparente e limpa, repleta de peixes de diferentes espécies.

Nos lagos, perto dos burutis, encontram-se tracajás, jacarés e pássaros - alguns raros. Os igarapés que cortam as terras da Flona têm águas frias e limpas, propícias para um bom banho. Ao seu redor tem açaizais, bacabais e outras palmeiras que são importantes fontes de alimento.

Subindo a serra o turista/visitante pode admirar a floresta, com árvores altas e grossas, como a sumaúma. Tem madeira de lei como o cedro, o jatobá e outras que fornecem óleos como a andiroba e a copaíba, além de seringueiras, cortadas na diagonal para se extrair seu leite. São tantas espécies, com frutos tão diferentes, que é difícil conhecer todas, mas pode-se avistar castanhas do Pará e a sapucaia.

¦ INFRA-ESTRUTURA

Que tipo de hospedagem existe?

Para quem vai por terra, há as casas de comunitários que se dispõem a receber o visitante e redários. Quem vai de barco, normalmente, se hospeda nele mesmo. Não esqueça de levar sua rede. Como é a alimentação?

Na comunidade você encontra a farinha, peixes e frutas da época. São poucas as mercearias. É importante levar sua alimentação se for a FLONA de ônibus ou de carro ou avisá-la, com antecedência, de sua chegada.

Como posso avisar a comunidade da minha chegada?

A comunidade pode ser avisada através da agência de turismo local ou quando você estiver tirando a autorização no IBAMA, para entrada na FLONA, via rádio amador.

Clima e Geografia

O clima desta região, caracteriza-se geralmente como quente-úmido, com temperatura média anual oscilando entre 25 e 26 ºC. A temperatura mínima pode chegar a 21ºC e máxima de até 31ºC. As chuvas ocorrem com volume entorno de 2000mm anuais, com maior intensidade de dezembro a junho e ocorrência de 4 meses, com precipitações que chegam a 60 mm, sendo a umidade relativa do ar superior a 80% em todo ano.



 

 

 

 

 

 

 

 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada