Nunca se falou tanto em sustentabilidade como nos últimos anos. Afinal já está mais do que provado que se não usarmos de forma consciente nossos recursos naturais, a manutenção da vida ficará comprometida daqui há alguns anos. Mas a reutilização de material, além de fomentar o cuidado com o ambiente também contribui para uma organização financeira principalmente para pequenos e médios empresários. Pensando nisso, oCamping e Pousada Carrion, convive com práticas sustentáveis ha quase uma década.
Lino Carrion, proprietário do local explica que como o camping procura sempre melhorar a qualidades dos equipamentos é comum terem muitas obras a serem feitas. Por isso buscou formas de economizar dinheiro e recursos. Assim construiu dentro do local sua própria oficina onde são criadas peças de marcenaria para equipar o local. Há ainda a parte de serralheria e mecânica para manutenção de ferramentas e equipamentos.
O Carrion tem ainda um sítio de produtos sem agrotóxicos que abastece o setor de alimentação do camping, que compreende em uma lanchonete na piscina, o restaurante e a pizzaria. Há ainda produção de ovos caipiras e frutas. Os visitantes podem degustar e levar para casa a produção do sítio no sistema colha e pague. Aliás, quem conhece o restaurante do camping se encanta com o mobiliário todo feito no local. Os balcões chamam a atenção pelo estilo rústico e pela funcionalidade, todo feito de madeira de demolição. Garrafões de vinho cortados servem como luminárias. Há ainda um espaço de eventos como mesões e bancos também confeccionados com madeiras reaproveitadas.
E não para por aí. O campo de paintball do local tem obstáculos construídos com garrafas PET. A Loja Carrion, assim como a Pizzaria Mama Rosa foram praticamente toda construídas com material reaproveitado: vidros, madeiramento e piso já serviram para outros fins antes de compor os ambientes em que estão agora.
Há projetos em andamento para o ano que vem também. A ideia é que o Sítio Carrion se transforme em um parque que estimule práticas sustentáveis aberto ao público. Segundo Lino Carrion, o objetivo é que se reduza ao máximo a produção de resíduos gerados pelo local. “Estamos melhorando nosso sistema de coleta seletiva de material. Além disso, estamos preparando uma estação de compostagem e produção de adubo orgânico, que inclui produção de húmus e substrato que serão utilizados nas hortas e pomares. Ainda incentivamos a produção e comercialização no nosso espaço de artesanato local contribuindo para a geração de renda no bairro em que estamos instalados. O camping também incentiva hábitos saudáveis promovendo aulas de dança de salão toda sexta-feira, com custo reduzido e com acesso aberto.”
E a partir do ano que vem, uma nova maneira de compartilhar essas práticas será implantada no camping. Trata-se do Turismo de Experiência com escolas e instituições que poderão vivenciar e fazer parte dessas práticas aprendendo o quanto pode ser prazeroso cuidar do ambiente em que vivemos.
Fonte: itu.com.br
|