Home / Notícias 2012 /

CAMPERVAN : Desbravando a Austrália

Uma maneira comum de viajar na Austrália é através de motorhome ou campervan, veículos adaptados para longas jornadas que dispõem de equipamentos para cozinhar, espaço para dormir e outras facilidades. Entre os fatores que mais contribuem para esse tipo de aventura estão a segurança nas estradas e a ótima infra-estrutura oferecida aos viajantes, que contam com estacionamentos (os populares caravan parks), banheiros públicos e muito mais.
A viagem já caiu no gosto dos brasileiros, que além das vantagens citadas, também são atraídos pela acessibilidade financeira e pela liberdade que oferece – tanto na escolha dos destinos como nos deslocamentos do dia-a-dia. Para trazer um pouco da experiência, Student Planet Magazine conversou com o personal trainer e massoterapeuta Rafael Calil, 30 anos, que viajou com quatro familiares de campervan, em 2006, quando ainda era estudante de inglês; e com o administrador de empresas Flávio Salgado, 33 anos, que aproveitou a virada de 2006 para 2007 para cair na estrada de motorhome acompanhado da mulher e uma amiga.
Qual foi a rota e por que?
R: Rodamos a Tasmânia em uma semana. Escolhi por ser uma ilha de muitas pecualiaridades, achei que seria uma ótima desbravar e conhecer o máximo de pontos possíveis.
F: Voamos de Sydney para Cairns, onde pegamos o motorhome e descemos para Sydney pela costa. O sonho da minha mulher sempre foi conhecer a Austrália, incluindo lugares famosos como Fraser Island, Surfers Paradise e Byron Bay. Eu, como já conhecia o oeste, também queria conhecer o leste.
Quais foram as suas impressões sobre segurança e infra-estrutura?
R: Não tive nenhum problema de segurança. A infra-estrutura é muito boa, com vários lugares para acampar e estacionar a campervan nos pontos turisticos da ilha, e alguns até com opções de lazer.
F: A Austrália, como sempre, impecável no quesito segurança e infra-estrutura. Caravan parks em todos os lugares, postos para parar e descansar por toda estrada, banheiros públicos, lugares onde achávamos que jamais encontraríamos infra, tinha caravan park, banheiro e supermercado. Nota 10! Segurança também, dormimos algumas vezes na rua, pois estava em alta temporada e os caravan parks lotados, e não tivemos problemas, sempre deixávamos as coisas dentro do carro.

O que mais vale a pena?
R: Poder encostar em quase todos os lugares e curtir a natureza, o oceano e as montanhas. Bom momento para se retirar e curtir um tempo conectado com a natureza e recarregar as energias.
F: Essa viagem permite que você pare em qualquer lugar que goste e, por exemplo, almoce dentro do seu motorhome, olhando para a praia. Outras vantagens, você economiza muito com comida, uma vez que faz compra no supermercado e cozinha dentro do motorhome, pois tem fogão, geladeira e microondas. Economiza também com estada. É uma viagem para quem gosta de aventura, de conhecer lugares diferentes, com muita natureza, realmente embarcar no espírito australiano. Para os surfistas de plantão, como eu, é o melhor tipo de viagem, pois temos a liberdade de procurar pelas ondas ao longo da costa e poder ficar mais de um dia em um lugar que esteja rolando altas.
Quais dicas vocês dariam para quem nunca fez?
R: Há varias companhias que oferecem esse serviço. Procure pegar o máximo de detalhes possível para evitar surpresas, respeite as leis e aproveite. Uma estratégia que utilizei foi de um dia passar a noite em um lugar para campervan (com mais infra-estrutura) e no outro em contato com a natureza. Pude balancear a parte econômica aproveitando ao maximo o contato com a natureza.
F: A dica mais importante é, se for viajar na alta temporada, entre dezembro e janeiro, faça reserva antecipada nos caravan parks, pois todos lotam. Outra coisa, evite ao máximo dirigir à noite, pois os cangurus cruzam a estrada o tempo todo e pode ser perigoso. Só dirija de dia!
O que jamais esquece dessa trip?
R: Mais uma vez, o contato com a natureza, dormir vendo a lua e as estrelas, e na manhã seguinte acordar com o som das ondas. O fato de selecionar meus destinos, explorá-lo e ficar o tempo que achar necessário, sem pressão de grupos ou tours. E o top foi estar numa praia ensolarada e horas depois, no mesmo dia, nas montanhas cercado por neve.
F: Não tem como esquecer a vibe positiva dessa viagem. Cada lugar uma história, um alto astral, a Austrália de verdade, a cultura, os animais, as praias maravilhosas. As ondas que surfei também são inesquecíveis. Uma praia que marcou demais a viagem foi Angourie Beach, perto de Byron Bay. O final de tarde mais bonito da trip e a vibe mais alucinante.
Quais são as vantagens em relação às outras viagens convencionais?
R: A maior vantagem é a liberdade que se tem de explorar e decidir o tempo em cada local.
F: Como falei, você economiza muito dinheiro em relação à comida e estada. Fora a liberdade de poder se locomover para qualquer lugar e ficar mais dias onde mais gostou. Além disso, você pode adequar a viagem aos seus objetivos, como surf trip ou uma trip para o outback, por exemplo, ou mesmo misturar os dois. Você tem liberdade para usar e abusar das facilidades que o motorhome oferece com conforto.

 


 

Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada