Home / Antiguidades / Turiscar / O Início
 
Informações gerais sobre Sr. Pedro
Scheid e a Turiscar do Brasil

Sr. Pedro Scheid no pateo da Turiscar em 1981

Pedro Luiz Scheid, nascido em Novo Hamburgo em 22/10/1928, estudou o ginásio e secundário em Salvador do Sul, RS. Posteriormente estudou letras e humanidades em Pareci Novo, RS de 1946 a 1950. Doutourou-se em Filosofia em São Leopoldo, RS em 1953.

Cursou também a Universidade de Frankfurt, Alemanha de 1953 a 1955. Retornou ao Brasil nesse mesmo ano e trabalhou na Varig até 1965.

Em Março do mesmo ano fundou a Turiscar do Brasil, empresa que dirigiu até meados de 1983, vendendo então a sua parte na sociedade.

A empresa foi fundada após o grande sucesso da exposição do seu primeiro trailer no Salão do Automóvel em Novembro de 1964, no Ibirapuera.
O trailer, chamado de Turiscar Caravana, tinha mesa, cama para quatro pessoas, guarda-roupa, cozinha com fogão de duas bocas e pia, sistema de água com bomba manual e tanque com capacidade de vinte litros.Não possuía banheiro. Esse protótipo foi recomprado pela fábrica, que ainda o tinha por ocasião da sua falência.

A Turiscar produziu mais de dez mil trailers, entre os de passageiros e comerciais, sendo o seu pico de produção em meados dos anos 70.
O Sr. Pedro foi um dos fundadores do Camping Clube do Brasil, e graças ao seu pioneirismo e dedicação, acabou criando por consequência o mercado de Camping e Caravanning, inexistentes e incipientes no nosso país.

Viajou por vários países da Europa e Américas para adquirir conhecimentos técnicos e aperfeiçoar os seus produtos, que foram devidamente reconhecidos por vários fabricantes e instituições tanto nacionais quanto estrangeiras, pois sempre possuíram muita qualidade de material, mão de obra e extremo bom gosto e esmero em sua fabricação.Foi durante muitos anos a indústria líder e referência no segmento de trailers e motor-homes.

Os trailers Turiscar atendiam a uma diversificada gama de tamanhos e preços, desde o pequeno “Baby” (posteriormente chamado de Jóia e Pluma) para duas pessoas, até o suntuoso “Monterey 1100”, mais conhecido como “Quinta-Roda”, que era rebocado por caminhonetes e pequenos caminhões, num sistema de acoplamento semelhante às carretas rodoviárias.Também ficaram famosos seus Motor-Homes, baseados em picapes nacionais (“Solymar”), e chassis de pequenos caminhões (“Miramar”), sem contar aqueles maiores, feitos sobre chassis de ônibus, os famosos “Riviera” e “Montecarlo”.

A Turiscar também atendeu a algumas conversões de ônibus de turismo usados, transformando-os em luxuosas “casas rodantes”, e com projetos exclusivos, viabilizando quaisquer pedidos dos seus proprietários.

Além do seu esmerado acabamento, os produtos Turiscar sempre foram diferenciados pelos constantes aperfeiçoamentos dos seus principais itens, entre eles os de segurança, que mereceram uma atenção toda especial por parte da empresa, tais como as portas de enrolar dos armários embutidos (não se abriam com o movimento), geladeira desenvolvida exclusivamente para vários modelos de trailers, com fabricação própria do gabinete, o banheiro inteiramente construído em fibra de vidro e em peça única (assento sanitário, piso e Box com chuveiro), torneiras de água quente e fria com sistema de funcionamento prático, e aquecedor do lado de fora do trailer, o sistema de freio hidráulico inercial, que atuava sobre as rodas do trailer, e o exclusivo sistema “Retromatic”, que permitia a marcha-a-ré do trailer sem necessidade de bloqueio. Toda a parte de suspensão era baseada no sistema de barras de torção do tipo “Porsche”, vastamente utilizada pelos automóveis VW a ar antigos, que era extremamente simples, durável e muito confiável, e que mantinha a excelente estabilidade dos trailers.

Um produto único, baseado num grande sucesso no mercado internacional, e desenvolvido especialmente para o nosso país, tendo sido exportado para diversos países da América Latina.

O Sr. Pedro fundou a Scheid Motor-Homes em meados de 1988 na intenção de fabricar o melhor e mais moderno motor-home brasileiro, sendo reconhecido internacionalmente como o único fabricante a poder utilizar o título de “Motor Coach” nos seus revolucionários produtos.

Passou o controle acionário dessa empresa aos seus sobrinhos, e aposentou-se no final de 1999, mas continua a passear pelo Brasil e pelos países afora...

 

Fonte: http://turiscar.blogspot.com/2007/12/informaes-gerais-sobre-o-sr-pedro.html

 
Manutenção e Atualização: KR Comunicação Integrada