Em Março do mesmo ano fundou a Turiscar do Brasil,
empresa que dirigiu até
meados de 1983, vendendo então a sua parte na sociedade.
A empresa foi fundada após o grande sucesso da exposição
do seu primeiro trailer no Salão do Automóvel
em Novembro de 1964, no Ibirapuera.
O trailer, chamado de Turiscar Caravana, tinha mesa, cama
para quatro pessoas, guarda-roupa, cozinha com fogão
de duas bocas e pia, sistema de água com bomba manual
e tanque com capacidade de vinte litros.Não possuía
banheiro. Esse protótipo foi recomprado pela fábrica,
que ainda o tinha por ocasião da sua falência.
A Turiscar produziu mais de dez mil trailers, entre os de
passageiros e comerciais, sendo o seu pico de produção
em meados dos anos 70.
O Sr. Pedro foi um dos fundadores do Camping Clube do Brasil,
e graças ao seu pioneirismo e dedicação,
acabou criando por consequência o mercado de Camping
e Caravanning, inexistentes e incipientes no nosso país.
Viajou por vários países da Europa e Américas
para adquirir conhecimentos técnicos e aperfeiçoar
os seus produtos, que foram devidamente reconhecidos por vários
fabricantes e instituições tanto nacionais quanto
estrangeiras, pois sempre possuíram muita qualidade
de material, mão de obra e extremo bom gosto e esmero
em sua fabricação.Foi durante muitos anos a
indústria líder e referência no segmento
de trailers e motor-homes.
Os trailers Turiscar atendiam a uma diversificada gama de
tamanhos e preços, desde o pequeno “Baby”
(posteriormente chamado de Jóia e Pluma) para duas
pessoas, até o suntuoso “Monterey 1100”,
mais conhecido como “Quinta-Roda”, que era rebocado
por caminhonetes e pequenos caminhões, num sistema
de acoplamento semelhante às carretas rodoviárias.Também
ficaram famosos seus Motor-Homes, baseados em picapes nacionais
(“Solymar”), e chassis de pequenos caminhões
(“Miramar”), sem contar aqueles maiores, feitos
sobre chassis de ônibus, os famosos “Riviera”
e “Montecarlo”.
A Turiscar também atendeu a algumas conversões
de ônibus de turismo usados, transformando-os em luxuosas
“casas rodantes”, e com projetos exclusivos, viabilizando
quaisquer pedidos dos seus proprietários.
Além do seu esmerado acabamento, os produtos Turiscar
sempre foram diferenciados pelos constantes aperfeiçoamentos
dos seus principais itens, entre eles os de segurança,
que mereceram uma atenção toda especial por
parte da empresa, tais como as portas de enrolar dos armários
embutidos (não se abriam com o movimento), geladeira
desenvolvida exclusivamente para vários modelos de
trailers, com fabricação própria do gabinete,
o banheiro inteiramente construído em fibra de vidro
e em peça única (assento sanitário, piso
e Box com chuveiro), torneiras de água quente e fria
com sistema de funcionamento prático, e aquecedor do
lado de fora do trailer, o sistema de freio hidráulico
inercial, que atuava sobre as rodas do trailer, e o exclusivo
sistema “Retromatic”, que permitia a marcha-a-ré
do trailer sem necessidade de bloqueio. Toda a parte de suspensão
era baseada no sistema de barras de torção do
tipo “Porsche”, vastamente utilizada pelos automóveis
VW a ar antigos, que era extremamente simples, durável
e muito confiável, e que mantinha a excelente estabilidade
dos trailers.
Um produto único, baseado num grande sucesso no mercado
internacional, e desenvolvido especialmente para o nosso país,
tendo sido exportado para diversos países da América
Latina.
O Sr. Pedro fundou a Scheid Motor-Homes em meados de 1988
na intenção de fabricar o melhor e mais moderno
motor-home brasileiro, sendo reconhecido internacionalmente
como o único fabricante a poder utilizar o título
de “Motor Coach” nos seus revolucionários
produtos.
Passou o controle acionário dessa empresa aos seus
sobrinhos, e aposentou-se no final de 1999, mas continua a
passear pelo Brasil e pelos países afora...
|