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História
do Primeiro Protótipo Turiscar
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Momento
Histórico: Embarque do protótipo rumo
à São Paulo, com os marceneiros que montaram
o trailer, 1963
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Conversando com o Seu Pedro, consegui seu testemunho sobre
vários fatos da construção daquele
que foi o primeiro trailer feito por aqui, nos idos de 1963,
ano em que o Sr. e Sra. Scheid retornaram da Alemanha, de
visita a parentes, como nos foi relatado anteriormente.
Pois bem, com posse de algumas plantas e esquemas em mãos,
o Seu Pedro chamou dois dos mais competentes marceneiros
que conhecia naqueles tempos, Seu Oscar e o "Pingo",
que já haviam construido uma simples carretinha para
que fosse possível colocar os
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inúmeros apetrechos que eram usados nos seus "acampamentos
selvagens" daqueles tempos (lembrando que até
aquela data não existiam áreas de camping
estabelecidas, muito menos fabricantes de barracas e utensílios,
que só vieram aportar por aqui depois da criação
da Turiscar e do Camping Clube do Brasil - CCB).
A
idéia que veio primeiro foi a de copiar o chassi
criado pelo Sr. Scheid, com uma suspensão baseada
no sistema de barras de torção (conhecido
como Sistema Porsche), e a partir daí usar o melhor
material disponível naqueles tempos para a confecção
do trailer (o que não seria tão difícil,
já que a Família Scheid sempre foi muito conhecida
pelos seus dons com manuseio da madeira, desde a chegada
dos seus ancestrais ao Rio Grande do Sul, provenientes da
Alemanha).
Aparentemente
simples, a suspensão Porsche se mostrava ideal para
a empreitada, então o Sr. Scheid providenciou o desenho
chassi e encomendou o mesmo, usando chapas de aço,
realizadas por um competente profissional mecânico
e funileiro (que aqui é comumente chamado de "chapeador").Mas
surgiu um problema:como o peso do trailer era menor que
o da suspensão do carro que derivava, e o centro
de gravidade era central, a suspensão se mostrava
com uma forte inclinação, então foi
necessário construir os braços, eixos e castanhas
sob medida para que se pudesse suportar todo o peso do trailer
e seus apetrechos.
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Retorno
ao RS, BR-116, 1963
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Já
de posse de um chassi, Scheid arrumou um galpão de
marcenaria, que fabricava tacos de madeira (os famosos "parquet"),
onde seu primo Alôncio trabalhava (e que mais tarde
se transformaria na famosa empresa Esquadrias Scheid, fornecedora,
entre outros trabalhos, das janelas e esquadrias do Hotel
Copacabana Palace, no Rio de Janeiro), e pediu para os marceneiros
aprontarem o seu querido objeto de desejo com muito esmero
e capricho, o mais rápido possível, pois não
haveria tempo a perder.
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Afinal
de contas, em Outubro daquele mesmo ano estreava o Terceiro
Salão do Automóvel, em São Paulo, vitrine
da maior importância para a viabilidade do projeto de
construção em série dos Trailers Turiscar.
O
protótipo levou três meses de construção,
e ficou pronto uma semana antes da exposição,
com o Sr. Scheid supervisionando pessoalmente todos os detalhes,
já que trabalhava nos escritórios da Varig em
São Paulo naqueles tempos.
Quando foi totalmente finalizado o protótipo, o primeiro
problema apareceu:não foi bem calculada a largura das
portas do salão, e não seria possível
passar com o trailer por elas !!!! O
que fazer? A solução viria num estalo: abrir
um buraco na parede posterior para a pronta retirada do protótipo,
mas o terreno ao lado tinha uma extensa plantação
de aipim. O jeito foi pagar ao dono todo o prejuízo
que o trailer iria causar ao seu cultivo, e passar com o bicho
por cima da plantas!
Após esse "pequeno" incidente, o protótipo
foi colocado na caçamba de um caminhão rumo
à São Paulo, para a tão famosa exposição,
que duraria uma semana(vide foto acima).
Findo o passeio por terras paulistas, o jeito foi colocar
um engate sob encomenda no Fusca 1963 do Sr. Scheid, feito
por uma empresa que fabricava panelas, atrelar o bicho e sentir
como era a sua reação nas tortuosas estradas
do Sul do país.
Após três dias, chegou inteiro e perfeito ao
seu destino, foram tiradas algumas fotos na viagem e na chegada
tão esperada ao seu lar pródigo.
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Viagem no protótipo com amigos, 1965 |
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As
fotos estão aí acima para mostrar a valentia
e robustez do seu projeto, que estava fadado a um grande
sucesso! Alguns dados técnicos desse protótipo,
batizado de Turiscar Caravana:
-Possuía duas mesas e quatro sofás reversíveis,
que poderiam virar camas, abrigando quatro pessoas.
-Cozinha com fogão a gás, pia inoxidável
com torneira de água pressurizada e tanque com capacidade
para vinte litros.
-Vários armários do tipo sueco circundando
o trailer, e um bom guarda-roupas no lugar do banheiro.
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-Pesava
por volta de 380 kg., poderia transportar mais 220 kg. de
peso, media quase 4 metros de comprimento, por 1, 88m de largura,
2, 40m de altura externa, e 1, 82m de altura interna.
As
rodas que equipavam o protótipo eram do tipo VW, de
cinco furos, com pneus diagonais comuns, aro de 15 polegadas.
Consta que esse trailer foi vendido pelo Sr. Pedro depois
de muita insistência de um grande amigo pessoal da família,
alguns meses depois de iniciada a produção seriada,
fato que se concretizou em fins de 1965, e que foi novamente
negociado alguns anos depois, sendo comprado por um famoso
dentista da cidade de São Leopoldo, RS.
O seu segundo proprietário trouxe esse trailer de volta
à fábrica para uma revisão, e o Sr. Scheid
ofereceu outro modelo novo em troca, por volta de 1974.
O protótipo permaneceu na empresa até a saída
do Sr. Scheid, em 1983, e segundo me foi confidenciado, foi
totalmente reformado pelos ex- funcionários da Turiscar
no início dos anos 90, mantendo todas as suas características
originais, apenas utilizando material novo onde fosse necessário.Ficou
agonizando sob o sol e chuva por anos a fio no pátio
da empresa, quando já havia sido decretada a sua falência,
até sumir de vista.
Um triste fim para um pioneiro feito com muito amor e coração,
o primeiro produto legitimamente brasileiro a rodar por essas
terras.
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Fonte:
http://turiscar.blogspot.com/search?updated-max=2007-12-12T08%3A28%3A00-02%3A00&max-results=20
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