Além
de acompanharmos a evolução dos Trailers Turiscar, é
muito interessante saber um pouco sobre os automóveis
rebocadores, que foram desde um simples VW Sedan 1200 (que
tracionou o primeiro protótipo), até suntuosos
e exclusivos "picapes e caminhões" para
impulsionar pesados Turiscar Monterrey (mais conhecidos
por aqui como "quinta-roda").
Como o Sr. Pedro Scheid me explicou, a princípio qualquer
automóvel nacional poderia rebocar um trailer;porém, este
o fazia com maior facilidade e tranquilidade quando dispusesse
de maior massa, motor e freios, o que lhe daria sempre maior
margem de segurança.
É de extrema importância frisar o seguinte:no
caso específico dos trailers, PARAR é muito
mais importante do que TRACIONAR. Embora a maioria dos modelos
Turiscar dispusessem de freios acionados por um exclusivo
sistema hidráulico, e que por si mesmo já
auxiliam e muito na frenagem, a massa (peso total do veículo)sempre
influi no desempenho das frenagens.
Seguindo essa linha de raciocínio, podemos afirmar
que os melhores "puxadores" de trailers de dois
eixos seriam as picapes(Ford F-1000, Chevrolet C-14, Dodge
D-100), seguidos dos utilitários (Chevrolet Veraneio, Ford/Willys
Rural), grandes sedãs e cupês, (Ford Galaxie, Dodge
Dart/Charger), e carros médios (nessa categoria, incluem-se
Chevrolet Opala e Ford Galaxie), todos com motores de seis
ou oito cilindros, movidos à gasolina ou Diesel.
Para os trailers de um só eixo, com sistema frenante
ativo, qualquer outro veículo nacional poderia fazê-lo,
mas sabemos que os de tração traseira tinham
um desempenho melhor (vide Dodge Polara, Chevrolet Chevette
e a linha VW refrigerada a ar-Kombi, VW Sedan, TL, Variant,
Brasilia, Karmann-Ghia) do que outros com tração
dianteira (VW Passat, Fiat 147, entre os da primeira geração,
dos anos 70).
As fotos acima demonstram que alguns carros realmente acabavam
se sobressaindo nessa árdua tarefa, e o Sr. Pedro
sempre enfatizou que o melhor automóvel rebocador
construído eram os Ford Galaxie, feitos para viagens
longas e tranquilas, com sobra de espaço e potência,
possuíam grande capacidade de tração
e frenagem, e eram luxuosamente equipados, sendo esses os
preferidos da Família Scheid para o serviço.
O Sr. Pedro equipou dois desses "tracionadores"
Ford Galaxie com sistemas de freio, rodas alargadas, caixas
de câmbio de quatro marchas e diferencial de tração
positiva herdados das picapes F-1000, o que dava ao conjunto
propulsor grande facilidade para o serviço pesado.
Esses dois Galaxie fizeram por várias vezes a rota
Brasil-Chile, passando pelas Cordilheiras dos Andes, sem
nenhum tipo de problema assinalado.
Outra história interessante, relatada pelo
Sr. Pedro, foi a de quando a equipe técnica da Chrysler
do Brasil pediu a sua ajuda para desenvover uma caixa de
transmissão automática, equipamento opcional
na linha Dodge Dart/Charger.Foi cedido a título de
experiência, um Dodge Charger R/T, ano 1975, zero
quilômetro, equipado com câmbio automático,
para os testes, que foram efetuados pelo próprio
Sr. Scheid (naqueles tempos, os executivos da empresa norte-americana
eram grandes clientes dos produtos Turiscar), durante aproximadamente
oito meses.O carro foi aprovado com louvor, e o próprio
Sr. Pedro acabou adquirindo um deles, um Dodge Dart cupê,
ano 1979, equipado com a famosa caixa americana mod. "Torqueflite"
para rebocar um de seus últimos trailers, um Turiscar
Imperial, que você vê em uma das fotos acima.