O
projeto do trailer Turiscar resultou do somatório de
três sólidas experiências: Knaus (fabricante
de carrocerias), Hahn (fabricante do chassis) e a própria
Turiscar, que desenvolveu os aperfeiçoamentos técnicos
necessários para a adaptação dos produtos
às nossas peculiaridades de solo e costumes tipicamente
brasileiros.
A Knaus forneceu o know-how para a construção
das carrocerias, do tipo aeronáutico. Como utilizava
alumínio em sua parte externa, era super leve e absolutamente
imune à ferrugem. Naqueles tempos, a Knaus foi o maior
fabricante de trailers da Europa.
A Hahn do Brasil, fornecedora dos chassis e suspensões
para os trailers, sempre teve a fama de produzirem peças
praticamente inquebráveis, possuindo um baixíssimo
centro de gravidade, que permitia desenvolver altas velocidades
com a mais absoluta segurança. Seus chassis eram zincados
a fogo para total imunidade à corrosão.
As paredes do Trailer Turiscar eram prensadas um uma unidade,
o que dava extrema rigidez, possibilitando uma construção
do tipo monobloco, deixando a carroceria bem leve, compacta
e à prova de torções.
O assoalho era construído com madeiramento naval, em
sistema celular, moldado em uma gigantesca prensa, com 46
mm. de espessura, e revestido de plavinil lavável,
que o deixava totalmente à prova d'água.
Todo esse conjunto era isolado termicamente com placas de
styropor de 20 mm. de espessura, que envolve toda a carroceria,
assegurando comodidade e temperatura agradável sob
quaisquer circunstâncias.
As mesas e tampos eram revestidos de fórmica, que ofereciam
grande resistência ao uso, além de poder proporcionar
diferentes e harmônicas tonalidades para os interiores
do trailer, dando um toque de contraste e discrição.
Os sofás eram revestidos de espuma de nylon com 10
mm. de espessura, confortáveis e indeformáveis.
As células desse tipo de espuma possuíam "poros",
demonstrando boa ventilação do material, aliados
a tecidos especiais para tal fim, que revestiam todo o estofamento.
Os armários foram revestidos de madeira de qualidade,
e executados com grande precisão, o que resultava numa
qualidade de acabamento simplesmente irretocável.
O banheiro do Turiscar utilizava de uma construção
única, moldada em peça de fibra de vidro, que
era muito resistente e proporcionava grande durabilidade,
já que não haveria contato com o madeiramento
do recinto.
Abaixo você acompanhará algumas fotos do processo
de montagem dos trailers, que era comum a todos os modelos,
e com legendas explicativas dessas etapas.
Vale a pena ressaltar que a Turiscar foi considerada por muito
tempo a "meca" dos aprendizes e marceneiros do Brasil,
local onde poderiam exercer a sua atividade em toda a sua
plenitude e esplendor.
As fotos foram extraídas dos arquivos da Turiscar,
e tiradas em meados dos anos 70. |