Janeiro
Aiuruoca
4 x 4 Mega Trip
Se
você possui um 4x4 e quer começar
o ano visitando um lugar fantástico,
participe da aventura em AIURUOCA/MG entre
os dias 24 e 26/01/2003.
Situada a 340 km de São Paulo, Aiuruoca
é uma cidade que encanta pela beleza
e pelas opções para os esportes
radicais.
Além do passeio off-road, a equipe
Mega Trip estará montando atividades
verticais nas cachoeiras da região.
Entre em contato para receber todas as informações.
As vagas são limitadíssimas.
e-mail:
viagens@megatrip.com.br
ou pelos telefones 15 231-0083 e 15 211-6167. |
|
Fevereiro
Viajando
de Motorhome
Há
um interesse crescente no uso, para viagens,
de veículos de recreio - trailers e
motorhomes. O motivo principal é poder
levar seu padrão de conforto sem ficar
limitado a reservas de hotéis e itinerários
predeterminados.
Pesquisa realizada pela
Universidade de Michigan para a RVIA - Recreational
Vehicles Association, em 1997, verificou que
os usuários de veículos de recreio,
nos Estados Unidos, consideram o conforto
na viagem um dos itens mais importantes na
decisão de compra. 92% de pais, proprietários
de VRs, disseram que é o melhor meio
de viajar com a família; 42% dos entrevistados
afirmaram ser mais barato do que fazê-lo
de carro, hospedando-se em hotéis e
freqüentando restaurantes.
Essa constatação
é válida também para
o Brasil, onde a hospedagem e os restaurantes
nas estradas têm uma qualidade muito
variada e nem sempre oferecem as melhores
condições de higiene e conforto.
Viajando em VRs você leva sua cama,
seu banheiro, pode fazer refeições
ligeiras, saudáveis e saborosas, o
que proporciona custo de viagem bem menor.
Americanos, canadenses e europeus têm
o hábito consagrado de viajar em trailers
e motorhomes. Na alta estação
é surpreendente a quantidade de veículos
de recreio que trafegam pelas estradas.
Nos Estados Unidos, em 1997,
a frota era de 1,7 milhão de trailers
e 3,4 milhões de motorhomes; em oito
países da Europa, em 2000, circulavam
3,73 milhões de trailers e 900 mil
motorhomes. No Brasil, estima-se que a frota
seja de 10.000 trailers e 3.000 motorhomes.
Essa modalidade de viagem,
no Brasil, ainda está limitada por
razões de ordem econômica e cultural.
O mercado de veículos de recreio é
pequeno em função da escala
de produção, e acampar ainda
não se constitui num hábito
entre os brasileiros, mesmo os mais jovens.
Outra limitação é o pequeno
número de campings equipados para receber
veículos de recreio, com disponibilidade
suficiente de carga elétrica, facilidade
de despejo de águas servidas e sanitários
químicos. Apesar disso, cresce o número
de caravanistas, que viajam quase o ano todo
em seus motorhomes.
Comprar um trailer ou motorhome
é uma decisão da família.
Tem várias vantagens sobre a propriedade
de uma casa de campo ou apartamento em localidade
turística: não há obrigação
de viajar sempre para o mesmo destino, os
roteiros são variados; evita a preocupação
com manutenção e segurança
do imóvel desocupado; tem o atrativo
de conhecer outros costumes e paisagens, bem
como fazer novas amizades. Viajar com veículos
de recreio intensifica a convivência
familiar pela ativa participação
em atividades comuns. Contribui, ainda, para
o enriquecimento cultural dos filhos, desenvolve
sua capacidade de iniciativa, desperta interesse
e atenção para a natureza e
preservação do meio ambiente.
"É difícil
dirigir um motorhome ou rebocar trailer?"
"Manobrar é complicado?"
"As estradas são muito ruins?"
"É seguro viajar de trailer ou
motorhome?" "Onde parar para dormir
durante a viagem?" "Dá para
cozinhar em viagem ?" Estas são
algumas perguntas freqüentes que refletem
a insegurança dos que estão
motivados a participar desse mundo atraente
que o caravanismo oferece, mas que ainda não
tomaram a decisão final de comprar
um trailer ou motorhome.
Viajar de motorhome "é
um barato..." Não é apenas
ter a sensação, mas viver a
liberdade de mudar o seu destino de viagem
a qualquer momento, de escolher onde parar,
de selecionar a paisagem, de viajar sem formalidades,
sem reservas prévias, de viver intensamente
o companheirismo dos campings.
Rebocar um trailer ou dirigir
um motorhome são formas bem distintas
de conduzir veículos, mas não
têm nada de difícil ou complicado.
É uma questão de se habituar
com o tamanho, peso do veículo e tomar
os cuidados necessários com a velocidade,
distância de frenagem e ultrapassagens.
Da mesma forma que se criam os condicionamentos
necessários ao dirigir um automóvel,
a prática de conduzir um veículo
maior também desenvolve a devida percepção
para fazê-lo com prudência e segurança.
No caso do trailer, há um requisito
adicional que é a manobra de ré,
pois, nesse caso, o trailer se movimenta na
direção contrária a que
está girando o volante do carro.
Quando comprei meu primeiro
trailer, há 30 anos, nunca havia rebocado
qualquer tipo de carreta. Fui buscá-lo
na Turiscar, em Novo Hamburgo (RS). Fiz um
curto treinamento de manobras no pátio
da empresa, dei umas voltas pelas imediações
e, me sentindo apto para o desafio, parti
para Brasília rebocando meu trailer.
Daí para a frente, tive dois outros
trailers maiores e, hoje, viajo de motorhome
rebocando um carro, sem qualquer dificuldade.
O Código de Trânsito
Brasileiro exige habilitação
diferenciada para conduzir motorhomes e veículos
que tracionam trailers, o que requer treinamento
em auto-escola para obtenção
da licença. Depois, "pé
na estrada"!
Quanto às estradas,
encontramos as mais variadas condições:
trechos bons e outros muito precários.
Em função da extensa malha rodoviária,
das grandes distâncias e da falta de
recursos do governo para sua manutenção,
será difícil fazer uma longa
viagem apenas em estradas bem conservadas.
Para prevenir, peça sempre orientação
aos caminhoneiros; são bem informados
e indicam roteiros alternativos confiáveis.
Nunca viaje à noite.
Mais seguro é parar antes de escurecer.
Furar um pneu ou enguiçar no escuro
é sempre problemático. Pare
nos postos de combustíveis mais movimentados,
onde estacionam os caminhões, o melhor
lugar para passar a noite. Aproveite a oportunidade
para um papo com os caminhoneiros. Você
ficará agradavelmente surpreso com
suas histórias e dicas de viagens.
É uma conversa em que estamos sempre
aprendendo, além da calorosa convivência.
Para evitar a comida da
estrada, muitas vezes de má qualidade,
leve sua comidinha caseira durante a viagem.
Não confie na afirmação
muito difundida de que "onde comem os
caminhoneiros a comida é sempre boa."
Cozinhando antecipadamente alimentos mais
simples, na hora da refeição,
é só dar uma incrementada. Com
atenção, você encontrará
um local aprazível para estacionar
com segurança e fazer seu almoço
ou lanche.
Dica adicional importante:
evite dirigir mais de duas horas seguidas.
Lembre-se: você está conduzindo
um veículo pesado que requer atenção.
Dê uma parada, estique as pernas, faça
uns alongamentos e prossiga viagem descansado.
Conscientize-se: há
diferenças expressivas entre viajar
de automóvel e de motorhome e, neste
caso, não precisa correr para cumprir
etapas. Em qualquer lugar você terá
o mesmo padrão de hospedagem e qualidade
de alimentação. Afinal, sua
casa está com você.
Escolha seu destino e, se
não tiver camping, pare em um estacionamento
urbano, em uma praia ou praça, o mais
próximo possível de casas ou
estabelecimentos comerciais, mas nunca fique
isolado. É perigoso estacionar em lugares
sem movimento.
Companheiros inseparáveis
nas viagens são um guia de turismo
detalhado, com indicações das
cidades e pontos de interesse turístico,
e um mapa rodoviário atualizado. Mas
cuidado com as informações sobre
condições de estradas indicadas
no mapa. Há diferenças entre
a época em que foi realizado o levantamento
para a confecção do mapa e a
de sua viagem. O mais prudente, quando houver
dúvida, é confirmar as informações
com caminhoneiros ou nos postos da Polícia
Rodoviária.
Para viajar sem atropelos,
planeje antecipadamente os roteiros com quilometragem,
o que permite estimar o tempo das etapas e
período da viagem. Não deve
ser uma proposta rígida, pois a vantagem
de viajar em motorhome é a flexibilidade,
que permite mudanças de destinos e
roteiros, a qualquer momento, ao sabor de
novos interesses.
No exterior, viajar de motorhome
é uma atraente alternativa, mas requer
planejamento mais cuidadoso e menos flexível,
porque o período de viagem é
sempre limitado, e o custo em moeda estrangeira.
Prepare um roteiro detalhado contendo estradas,
distâncias, principais atrações
turísticas, cidades a serem visitadas
e campings onde pretende ficar. Para isso,
consulte os guias de viagem dos vários
países e os mapas rodoviários,
que podem ser encontrados nas principais livrarias
das capitais brasileiras. Para informações
complementares, busque sites específicos
na internet.
Para alugar motorhomes é
necessário fazer reserva antecipada,
indicando o período de locação,
daí a importância do planejamento
detalhado. Os preços variam de acordo
com as estações do ano e são
mais baratos na primavera e no outono. Evite
o verão quando, além dos preços
altos, os campings estão cheios e necessitam
de reserva.
Uma das principais vantagens
deste tipo de viagem no exterior é
não precisar, a cada cidade, desarrumar
e arrumar malas; tudo está devidamente
acondicionado no motorhome. Nos Estados Unidos
e Canadá, as cidades têm amplos
estacionamentos, as vias são largas,
o que permite trafegar com o motorhome sem
necessidade de alugar um carro ou usar transporte
público. Na Europa a situação
é diversa; as cidades têm ruas
estreitas e existem restrições
de estacionamento. Em compensação,
o serviço de transporte público
é eficiente e cobre cidades e arredores.
O motorhome fica nos campings, que estão
situados em áreas urbanas ou próximos
das cidades, e se utiliza como transporte
ônibus, metrô ou trem suburbano.
Nas cidades o melhor é caminhar, forma
agradável de se conhecer bem uma localidade.
No Brasil, existem algumas
locadoras de motorhomes, o que facilita a
possibilidade de se fazer uma experiência
com a família antes da decisão
de compra. Em suas próximas férias,
visite campings, bata um papo com campistas
e caravanistas para conhecer suas opiniões
e vivências. Converse, avalie, e não
hesite em decidir por essa forma descontraída
e atraente de viajar. Vai se arrepender de
não ter começado há mais
tempo.
FAZER
CAMPING É UM ESTILO DE VIDA, e nunca
é tarde para ser feliz.
LUIZ
EDGAR TOSTES
Diretor da ABRACAMPING - Associação
Brasileira de Campismo
luiztostes@uol.com.br
|
Março
Entrevista
com a Família Goldschmidt
O
termo aventureiro comporta vários significados,
alguns deles não muito lisonjeiros.
Não é o caso da família
Goldschmidt, a quem este adjetivo cai como
uma luva. Neste caso a palavra aventureiro
refere-se a quem ama a aventura, é
ousado e audacioso. Entre novembro de 1999
a outubro de 2000, os Goldschmidt viajaram
em um motorhome - batizado de Pégaso
- 31 mil quilômetros gravando e documentando
tudo que encontraram nos vários lugares
que passaram pela América do Sul. Essa
viagem foi documentada e descrita no livro
GIRO PELA AMERICA, (Editora Arx, 296
páginas/ R$ 34,00) lançado recentemente.
Peter Goldschmidt,
de 40 anos, paulistano, produtor de vídeo
e escritor, sua esposa Sandra, 39, professora
e empresária, e os filhos Peter Erick
(12 anos) e Ingrid (11) estão executando
a segunda fase do projeto, percorrendo 500
dias na maior parte dos estados brasileiros
e a vizinha Venezuela. Eles saíram
dia 01 de Novembro de 2002 de São Paulo
para percorrer 60 mil quilômetros e
só devem voltar para casa em Março
de 2004.
Veja
uma entrevista com a Família |
Carta
enviada à Câmara dos Deputados
Federais
Relato
escrito por: SÉRGIO DE ABREU
Pobre
cidadão brasileiro que escolheu como
"hobby" possuir um Trailer ou Motor
Home para poder viajar em férias pelos
pontos turísticos de nosso imenso Brasil.
Nos idos de 1964
iniciou-se a produção em série
de trailers turísticos no Brasil, com
apenas uns 100 anos de atraso em relação
aos Estados Unidos e Europa, onde até
hoje esta industria continua em franco crescimento.
No Brasil o mercado foi crescendo
até 1977, quando houve a crise do petróleo,
cujo preço da gasolina subiu assustadoramente,
fazendo com que muitos trailistas proprietários
de veículos de grande porte (Dodge
Dart, Maverick 8 cc, Veraneiro, Galaxie) necessários
para rebocar seus trailers se desfizessem
dos mesmos, estacionando seu trailer em um
camping próximo e com isto passou a
usar o trailer como casa de campo ou casa
de praia, não mais viajando com o equipamento.
Mesmo aqueles que continuavam
a viajar, reduzindo o tamanho do trailer,
ou mesmo se sujeitando ao alto preço
do combustível acabaram trombando com
outra decisão do governo que era o
fechamento dos postos de combustível
nos fins de semana. Ele tinha gasolina para
ir e não para voltar.
Continuando esta trajetória
alguns conseguiram adquirir um veículo
a Diesel (Pick-Up cabine dupla) para poder
viajar, enquanto outros ficavam fixos nos
campings usando como casa de veraneiro.
Mesmo com todas as dificuldades
o mercado foi crescendo lentamente até
1989. Quando em 1990 a classe média
que é a principal consumidora de trailers
e praticante de campismo foi presenteada pelo
confisco, pelo corte nos financiamentos, pela
seqüência constante de pacotes
anti-inflacionários (Plano Collor I,
II, etc.) fazendo com que a industria de veículos
de recreação fechassem suas
portas. Exemplo: Karmann Ghia - Turiscar do
Brasil - Ancar - Casacar - Turistrailer -
Scheid - e outras de menor porte mas que não
merecem tão triste destino.
Com a crise no setor, o mercado
nunca mais voltou a ser o mesmo, os fabricantes
que ficaram tentam a todo custo sobreviver
muitas vezes fabricando outros produtos que
nada tem a ver com o campismo e turismo.
E para completar a alegria de
ser proprietário de um trailer no Brasil,
ao planejarem o novo "Código Nacional
de Trânsito" no artigo que regulamenta
o transito de veículos articulados
fizeram uma redação tão
mal feita, com dupla interpretação,
já constatadas por autoridades de transito,
fazendo com que, para o trailista viajar com
seu trailer tenha necessidade de possuir Carteira
de Habilitação modelo "E",
a mesma usadas por caminhoneiros com cavalo
e carreta de até 40 toneladas.
Como fica o cidadão que
possui trailer desde 1970 (a mais de 30 anos)
e por um erro ou mesmo por desconhecimento
de quem redigiu o novo código fica
proibido de viajar com seu trailer. Vou para
os Estados Unidos ou Europa, alugo um trailer
e viajo o país inteiro com a minha
Carteira de Habilitação categoria
"B", e no meu país sou proibido.
Senhores Deputados, já
faz mais de 2 anos que através da Abracamping
estamos pleiteando a mudança da lei
é até agora nada foi feito.
Existe hoje no Brasil mais de 5.000 trailers
estacionados sem poder rodar, diversas locadoras
fecharam suas portas, empresas do ramo que
tinham de 20 a 30 empregados está reduzida
a 3 ou 4 funcionarios apenas.
Todo este caos está acontecendo
por um erro de redação. Espero
que dentre todos os Senhores Deputados um
pelo menos se interesse por esta causa, pois
a situação está se tornando
insuportável e com certeza nas próximas
eleições aquele que se interessar
será lembrado por mais de 30.000 eleitores.
|
Abril
Começam
os preparativos para a Costelada
Uma
das festas mais tradicionais promovida pelo
CCB (Camping Clube do Brasil) já
começa a ser preparada. A VII Costelada
acontecerá no camping Caldas Novas
em Goiás no dia 12 de julho.
Na
programação, além do
saboroso churrasco de costela, está
programada missa campal, hasteamento de bandeiras,
música ao vivo e o tradicional "carneiro
no buraco", que será servido no
almoço do dia 10.
GO-02 CALDAS NOVAS
Rodovia
Caldas Ipameri, a 4 km da cidade
Maiores informações: www.campingclube.com.br
Jornal
O Campista |
Maio
IV
SIAE
Será
realizado entre os dias 22 a 25 de maio o
IV Salão Internacional Aero Espacial,
em Ribeirão Preto-SP. Haverá
área para camping e trailer.
O
evento contará com várias atrações:
Simpósio, Bolsa de Aviões Usados,
Visitas Monitoradas, Palestras, Workshop,
Shows, Demonstrações Aéreas
e Momento Cívico.
Informações:
(16) 617 5545
www.siae.com.br
multstar@siae.com.br
Site
SIAE |
Junho
Grande
Sucesso - 2º Encontro Nacional
Grupo Costa Oeste de Campismo
A
cidade de Santa Helena transformou-se em uma
cidade muito movimentada no mês de Abril
de 2003, mais precisamente na semana da páscoa,
quando o Grupo Costa Oeste de Campismo programou
o II Encontro Nacional de Campismo.
O encontro teve a finalidade de reunir
vários campistas de todo Brasil, os
quais marcaram presença, representando
seus respectivos grupos. Estiveram presentes:
Grupo Rancho Móvel/RS, Roda Mundo/SC,
Estradeiros/PR, Pé Vermelho/PR, Tô
a toa/MS, Pé na Estrada/SP, Vagamundo/GO,
Toca/ES e Asa Branca/RN, perfazendo um total
de 134 Motor-Home, 05 Trailers e 08 Barracas,
totalizando 147 equipamentos, com o total
de participantes de 493 pessoas.
Confira
fotos e maiores detalhes
www.trabucar.com.br |
Julho
Reunião
da ABRACAMPING
Campismo começa a se estruturar
A
Associação Brasileira de Campismo
(ABRACAMPING) promoveu no dia 7 de julho,
em Pirassununga, SP, na sede da Motortrailer,
reunião para discutir a organização
e estruturação do campismo no
Brasil. Estiveram presentes proprietários
de campings, fabricantes e revendedores de
trailers e motorhomes, diretores de clubes
de caravanismo e campistas de vários
Estados.
Na oportunidade
foi apresentada a política de desenvolvimento
do turismo brasileiro, que será implantada
pelo Ministério do Turismo, através
de ações regionais, e como o
campismo deve ser inserido nesse contexto.
Mas, para isso, é preciso a participação
ativa dos agentes dos diversos segmentos campistas
e a criação de entidades de
classe estaduais representativas.
Após
ampla discussão e trabalhos em grupo,
ficou decidido que serão criadas associações
estaduais de campismo onde esse setor é
mais ativo, e que as entidades deverão
ser abrangentes, reunindo como associados
os fabricantes e revendedores de equipamentos
de camping e veículos de recreio, proprietários
de campings e presidentes dos clubes de caravanismo.
A ABRACAMPING será a entidade nacional
representativa das associações
estaduais em âmbito federal.
Foi enfatizada
a necessidade do campismo estar representado
nos Fóruns Estaduais de Turismo que
estão sendo criados.
O encontro contou
com a participação de representantes
do SEBRAE/SP, que mostraram como a entidade
poderá participar desse trabalho de
organização e consolidação
do campismo através de oficinas de
capacitação, organização
de seminários, estruturação
associativa. O setor campista é constituído
principalmente de micro e pequenas empresas.
Os pontos salientados
como prioritários para o desenvolvimento
do setor foram: implantação
de programas de qualidade e de marketing e
organização de uma base de dados
que retrate a dimensão do setor. Os
fabricantes de trailers e motorhomes enfatizaram
a necessidade de criação de
normas de fabricação e segurança
para veículos de recreio, como existe
em outros países. Os proprietários
de campings salientaram que é preciso
estabelecer parâmetros de qualidade
para diferenciar campings organizados de simples
áreas de acampamento, que degradam
o meio ambiente e prejudicam o conceito do
campismo, e atender a demanda dos campistas
de melhores condições de conforto
e qualidade de instalações e
serviços.
São Paulo
foi escolhido para iniciar esse trabalho de
estruturação do setor através
de parceria com o SEBRAE, por já contar
com uma entidade consolidada reunindo proprietários
de campings, a ABPC - Associação
Brasileira de Proprietários de Pousadas
e Campings.
Criada
a Associação Paulista de Campismo
Complementando
os trabalhos do dia anterior, os associados
da ABPC-Associação Brasileira
de Pousadas e Campings, e revendedores de
veículos de recreio, reuniram-se no
dia 8 de julho, no Camping Casarão
em Itu, SP, com o objetivo de discutir as
propostas apresentadas na reunião da
ABRACAMPING.
Foi decidida
a transformação da entidade
em Associação Paulista de Campismo,
reunindo os segmentos campistas do Estado.
Enfatizou-se a necessidade de parceria com
o SEBRAE/SP para a reorganização
associativa nessa primeira fase. Posteriormente,
na capacitação empresarial,
definição de estratégias,
programas de marketing e de qualidade.
O modelo adotado
em São Paulo será sugerido para
adoção nos demais Estados.
LUIZ
EDGAR TOSTES
Diretor da ABRACAMPING - Associação
Brasileira de Campismo
luiztostes@uol.com.br |
Campeonato
Brasileiro de Cross Country
A
CASTELO TRAILER CAMPING & NÁUTICA
e a ITU TRAILERS participaram neste
último final de semana do Campeonato
Brasileiro de Cross Country, realizado no
Camping Casarão, localizado na cidade
de Itu/SP.
Confira algumas fotos do evento:
FOTOS:
ALEXANDRE e MARCUS
Castelo Trailer e Itu Trailer
castelotrailer@terra.com.br
trailer@terra.com.br
|
Agosto
Como
alterar a documentação do Motor-Home
Olá
amigos proprietários de Motor-Home!
No último encontro
de Pirassununga, o colega José Barazal
Alvarez, esteve falando ao grupo reunido durante
o almoço, sobre um assunto que interessa
a todos: a alteração da documentação
dos nossos motor homes.
Ele conseguiu alterar o
seu próprio e com base na sua experiência,
está passando já "mastigado
e digerido" o caminho das pedras para
se conseguir fazer o mesmo.
O objetivo deste é
ter a documentação correta,
evitando assim interpretações
errôneas dos agentes ou Autoridades
de Trânsito.
Com o documento correto
você evita a restrição
para circulação e/ou estacionamento,
pode diminuir o valor do seguro obrigatório,
pagar pedágio como utilitário,
em outros.
Clique
aqui para conhecer este trabalho de pesquisa,
realizado por José Barazal Alvarez.
Grupo
Pé na Estrada
http://br.groups.yahoo.com/group/Pe_Na_Estrada/ |
Setembro
Encontro
em Brusque - SC
Confira
abaixo a foto aérea do 3º Grande
Encontro Campista, ocorrido nos dias 03 a 07
de Setembro, e organizada pelo Grupo Rodamundo.
O evento contou com a participação
de centenas de campistas.

|
4ª
Motor-Home Romaria a Aparecida
Realizado
nos dias 20 a 21 de setembro, a 4ª Motor-Home
Romaria a Aparecida reuniu 60 Motor-Homes,
sendo que após a visita a Basílica
em Aparecida do Norte, ocorreu uma confraternização
dos motor-homeiros no parking camping Sítio
do Guedinho:.
FOTOS:
SERGIO DE ABREU
Castelo Trailer
castelotrailer@terra.com.br
|
Dezembro
Família Goldschmidt - Encontro com
o Presidente
"Segunda
feira (01/12) tivemos a oportunidade de estar
com nosso presidente Luiz Inácio Lula
da Silva. Ele nos recebeu em seu gabinete
no Palácio do Planalto e conversamos
sobre vários assuntos. Mostramos nosso
trabalho de descobrir e divulgar novos roteiros
turísticos e também sobre as
duas campanhas sociais que abraçamos:
A parceria com Furnas, ensinando as crianças
a economizar energia elétrica e a campanha
Água + Cloro = Saúde
que fazemos em parceria com a Abiclor. Deixamos
com ele o material da campanha, uma camiseta
(boné tem dado muito problema), nosso
livro e algumas revistas e livros sobre Jesus.
Também tivemos a oportunidade de orar
com ele e pedir a Deus que abençoe
nosso governante e lhe de sabedoria para melhorar
a vida de todos os brasileiros. Foi uma experiência
muito emocionante conhecer o homem que define
grande parte dos destinos deste país".
Familia Goldschmidt
Mais informações www.giropelaamerica.com.br
|
|
|